Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Florestal e madeira
Florestal e madeira

Florestal e madeira

Bosque denso con arboles

Sustentabilidade da gestão florestal

As florestas são parte essencial do património natural e o futuro da sociedade depende da sua conservação. A adequação das práticas florestais e a sustentabilidade da gestão florestal são a base da manutenção das massas florestais e são fundamentais para a luta contra a degradação florestal, a desertificação e a perda de biodiversidade. A certificação da gestão florestal é a ferramenta dos gestores e proprietários florestais para manifestarem o seu compromisso com uma gestão florestal responsável. Por sua vez, a aposta pelos produtos florestais, de madeira ou não, valoriza a utilização de matérias-primas renováveis que respeitam o meio ambiente. A certificação da cadeia de responsabilidade é necessária para criar uma ligação informativa entre um produto florestal e a sua origem sustentável.

Os esquemas de certificação de cadeia de responsabilidade PEFC™ e FSC® estão de acordo com os requisitos legais em matéria de madeira ilegal. Contudo, também as organizações podem optar pela certificação AENOR Portugal de Sistemas de Diligência Devida em conformidade com os requisitos legais atualmente existentes na Europa no quadro do Regulamento EUTR.

Por último, esquemas de certificação como o ENplus e o BIOMASUD contribuem para valorizar a utilização de biocombustíveis, cujo uso tem vindo a generalizar-se em substituição dos combustíveis fósseis.

​ ​​
​​

​​​​

Certificações específicas para silvicultura e madeira

Cadena de custodia de los productos forestales
Cadeia de custódia de produtos florestais
  • ​PEFC™ Cadeia de custódia dos produtos florestais
  • FSC® Cadeia de custódia dos produtos florestais​​​

Certificações genéricas mais implementadas para silvicultura e madeira

Trozos de madera redonda apiladas y una hoja de vid
Qualidade

Bosque Denso de color otoñal.
Meio ambiente