Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Forestal y madera>FSC® Cadena de custodia de los productos forestales
FSC® Cadeia de custódia dos produtos florestais
Cadena de Custodia de productos forestales

FSC® Cadeia de custódia dos produtos florestais

Matéria-prima comprometida com a gestão florestal responsável

A Cadeia de Custódia (CdC) dos produtos florestais define-se como o acompanhamento dos produtos florestais (madeira, papel, cortiça, cascas, resinas...) durante as várias fases do processo de produção e a sua posterior comercialização, para poder garantir a rastreabilidade dos produtos florestais desde o consumidor final até à floresta ou, no caso do material reciclado, até ao ponto onde o material é recuperado.

A cadeia de custódia dos produtos florestais constitui a etapa posterior à certificação da gestão florestal sustentada e é necessária para criar uma ligação informativa entre a matéria-prima incluída num produto florestal e a sua origem.

O FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, internacional e sem fins lucrativos criada em 1993, com o objetivo de promover uma gestão florestal ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável nas florestas do mundo inteiro. O objetivo do FSC é duplo: por um lado criar um selo único, o selo FSC® que possa garantir a credibilidade da certificação através de padrões de aplicação global. Por outro lado credenciar as entidades responsáveis pela certificação de acordo com os padrões do FSC.

Mediante a certificação da cadeia de custódia FSC, a AENOR, como terceiro independente, garante a implementação de um sistema de cadeia de custódia em cumprimento com os requisitos da cadeia de custódia FSC. Desta forma garante-se ao consumidor que o produto certificado é proveniente de uma floresta gerida de forma responsável, seguindo a critérios de caráter ambiental, social e económico. No caso do material florestal recuperado a cadeia de custódia permite garantir a rastreabilidade desde o consumidor até ao centro de recuperação. 

Benefícios internos para a sua organização:

  • Facilita a abertura de novos mercados sensíveis a aspetos meio ambientais.
  • Melhora a sua imagem perante a Administração.
  • Fornece uma ferramenta para assegurar o cumprimento das exigências legais em matéria de comércio da madeira.

Benefícios perante os seus clientes:

  • Dá confiança aos consumidores de que os produtos florestais que consomem são oriundos de florestas que foram geridas de forma responsável, aplicando práticas que respeitam o meio ambiente.
  • Garante aos consumidores a proveniência legal da madeira dos produtos que consomem, garantindo que a mesma não é proveniente de abates abusivos ou ilegais.
  • Distingue-se da concorrência de forma positiva (através de um logótipo próprio, que demonstra a certificação da cadeia de custódia FSC).

A Certificação da Cadeia de Custódia está orientada para qualquer entidade, empresa ou instalação que produza, comercialize ou manipule durante o seu processo de produção produtos florestal, tais como a madeira, papel, cortiça, cascas, resinas, ou derivados... inclusivamente produtos alimentares obtidos de florestas certificadas (cogumelos, caça, etc.).

As auditorias da Cadeia de Custódia FSC poderão ser efetuadas integradas com as auditorias da Cadeia de Custódia PEFC™​. Também podem ser efetuadas integradas em auditorias de sistemas de gestão da qualidade ou do meio ambiente. Quando uma empresa possui deste tipo de sistemas, é muito provável que cumpra parte dos requisitos da cadeia de custódia devendo, unicamente, elaborar os procedimentos de controlo necessários ou alterar os já existentes para contemplarem também as exigências requeridas.​

Após superar o processo de Auditoria, a sua organização obtém:

  • O Certificado AENOR de Conformidade com os requisitos da Cadeia de Custódia FSC.
  • A licença de utilização da marca da Cadeia de Custódia FSC.

A utilização da marca FSC® deverá ser efetuada de acordo com os requisitos estabelecidos na FSC-STD-50-001.

​​La marca de la gestión forestal responsable, FSC

Marca FSC®​ 

A AENOR está credenciada pela ASI (Accreditation Services International) para a certificação da Cadeia de Custódia de Produtos Florestais pelo Sistema FSC® (acreditação FSC-ACC-037). Esta acreditação permite à AENOR certificar a Cadeia de Custódia FSC® em Espanha, Itália, Portugal, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e no Peru.

Aceda à listagem de Organizações certificadas em Cadeia de Custódia FSC.