FSC®: Certificação da Cadeia de Custódia e da Gestão Florestal
Qualquer cliente ou qualquer outra parte interessada (por exemplo, ONG, associações de consumidores e utilizadores, administração pública...) pode apresentar uma queixa à AENOR, às suas delegações, ou a qualquer uma das empresas certificadas pela AENOR em relação a esta certificação. As reclamações são inicialmente recebidas por qualquer pessoa da Direcção ou do centro, e posteriormente comunicadas ao Departamento de Qualidade da AENOR (Departamento de Acreditação), que por sua vez as regista. As reclamações podem também ser enviadas directamente para o Departamento de Qualidade da AENOR por correio electrónico (calidad@aenor.com ). A partir daí, será feito o contacto com a Direcção, chefe ou centro que a deve resolver, e aquele que a originou. O Departamento de Qualidade enviará uma resposta inicial ao queixoso num prazo máximo de duas semanas a partir da recepção da queixa.
Com a colaboração do Departamento de Qualidade e de acordo com estas partes, será efectuada e registada uma análise das causas e, se for caso disso, acções correctivas, preventivas ou de melhoria imediatas. O Departamento de Qualidade manterá o queixoso informado do curso da avaliação da queixa e enviará uma resposta no prazo de três meses após a recepção da queixa. Se o queixoso não concordar com o tratamento dado ao seu pedido, poderá enviar uma carta fundamentada ao Director-Geral da AENOR, que dará uma resposta definitiva.
Finalmente, a pedido das partes interessadas, será fornecido o nome dos elementos da AENOR envolvidos no processo de resolução da queixa. O queixoso terá também a oportunidade de remeter as suas queixas para o processo de resolução de litígios do organismo de acreditação, se o problema não for resolvido através da aplicação integral dos próprios procedimentos da AENOR. No caso destas certificações, trata-se da ASI ou, em última análise, do FSC®.
Certificação FSC®: Desde a floresta até toda a cadeia de abastecimento
A Gestão Florestal FSC® é uma certificação com o objetivo de promover uma gestão florestal sustentável nas florestas, realizada de uma forma economicamente viável, socialmente benéfica e ambientalmente responsável, de acordo com as normas estabelecidas.
Isto implica que os planos de gestão florestal sejam lucrativos, sem comprometer a sustentabilidade do recurso florestal, do ecossistema ou da população ou outras partes afetadas, contribuindo para que as populações locais e a sociedade em geral desfrutem dos benefícios a longo prazo dos ecossistemas e assegurando que todas as acções contribuam para a manutenção da biodiversidade, produtividade e processos ecológicos das florestas.
Benefícios da certificação da Cadeia de Custódia FSC® para a sua organização:
A Cadeia de Custódia (CdC) dos produtos florestais assegura a rastreabilidade dos produtos florestais desde a floresta até ao consumidor, é o passo seguinte após a certificação da gestão florestal sustentável e é necessária para criar uma ligação entre a matéria-prima incluída num produto florestal e a sua origem. O FSC® (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, internacional, sem fins lucrativos, criada em 1993 com o objetivo de promover uma gestão florestal ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável nas florestas de todo o mundo. O objetivo do FSC® é duplo: por um lado, criar um selo único, o selo FSC®, que pode garantir a credibilidade da certificação através de normas globalmente aplicáveis; por outro lado, credenciar as entidades responsáveis pela certificação de acordo com as normas FSC®.
- Facilita a abertura de novos mercados sensíveis aos aspectos ambientais.
- Melhora a sua responsabilidade social e a sua imagem aos olhos da administração.
- Dá confiança aos consumidores de que os produtos florestais seleccionados provêm de florestas que foram geridas de forma responsável, levando a cabo práticas amigas do ambiente.
- Assegura aos consumidores a origem legal da madeira dos produtos que consomem, garantindo que esta não provém de abate abusivo ou ilegal.
- Diferencia-se positivamente da concorrência (através do seu próprio logótipo, que demonstra a certificação da cadeia de custódia FSC®).
A norma FSC-STD-40-004 para a cadeia de custódia foi revista e publicada pelo Forest Stewardship Council®. A norma alterou a sua versão de v3-0 para v3-1 incluindo, entre outros, os "FSC® Core Labour Requirements". Isto visa assegurar que a protecção dos direitos dos trabalhadores está firmemente ligada ao certificado FSC® de uma empresa e é garantida em todas as suas operações certificadas FSC®.
Além disso, esta revisão inclui uma série de notas explicativas ("conselhos") e interpretações, publicadas ao longo dos anos, e uma revisão editorial do documento. Para mais informações, por favor clique aquí.