Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Florestal e madeira>FSC® Cadena de custodia de los productos forestales
FSC®: Certificação da Cadeia de Custódia e Gestão Florestal
Cadena de Custodia de productos forestales

FSC®: Certificação da Cadeia de Custódia e Gestão Florestal

Qualquer cliente ou qualquer outro interessado (por exemplo, ONGs, associações de consumidores e utilizadores, administração pública...) pode apresentar uma reclamação junto da AENOR, das suas delegações ou de qualquer uma das empresas certificadas pela AENOR relativamente a esta certificação. As reclamações são inicialmente recebidas por qualquer pessoa da Direção ou centro e posteriormente comunicadas ao Departamento de Qualidade da AENOR (Gestão de Acreditação), que por sua vez as regista. As reclamações também podem ser enviadas diretamente ao Departamento de Qualidade da AENOR por e-mail (calidad@aenor.com). A partir daí, será efetuado o contacto com a Direção, Responsável ou centro que deve resolvê-lo e aquele que o originou. Do departamento de Qualidade, será enviada uma resposta inicial ao reclamante no prazo máximo de duas semanas, a contar da receção da mesma.

Com a colaboração da Direção da Qualidade e, de comum acordo com as referidas partes, é efetuada e registada uma análise das causas e, se for caso disso, ações imediatas e corretivas, preventivas ou de melhoria. O departamento de qualidade manterá o reclamante informado sobre o andamento da avaliação da reclamação e enviará uma resposta em até três meses após o recebimento da reclamação. Se o reclamante não concordar com o tratamento dado ao seu pedido, poderá enviar uma carta fundamentada ao Diretor Geral da AENOR, que lhe dará uma resposta definitiva.

Por último, a pedido dos interessados, será fornecido o nome dos elementos da AENOR envolvidos no processo de resolução de reclamações. O reclamante também terá a oportunidade de encaminhar as suas reclamações ao processo de resolução de contestações do organismo de acreditação se o problema não for resolvido através da aplicação integral dos procedimentos próprios da AENOR. No caso dessas certificações, é ASI ou, em última análise, FSC.

Certificação FSC: Da floresta para toda a cadeia produtiva

O FSC Gestão Florestal é uma certificação com o objetivo de promover a gestão florestal sustentável de forma economicamente viável, socialmente benéfica e ambientalmente responsável, de acordo com os padrões estabelecidos.

Isto implica que os planos de gestão florestal sejam rentáveis, sem comprometer a sustentabilidade do recurso florestal, do ecossistema ou da população ou outras partes interessadas, ajudando as populações locais e a sociedade em geral a usufruir dos benefícios dos ecossistemas a longo prazo e garantindo que todas as ações contribuam para manter a biodiversidade, a produtividade e os processos ecológicos das florestas.


Benefícios da certificação de Cadeia de Custódia FSC para sua organização:

A Cadeia de Custódia (CoC) dos produtos florestais garante a rastreabilidade dos produtos florestais desde a floresta até ao consumidor, constitui a fase de pós-certificação da gestão florestal sustentável e é necessária para criar uma ligação entre a matéria-prima incluída num produto florestal e sua origem. O FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, internacional e sem fins lucrativos criada em 1993 com o objetivo de promover a gestão ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável em florestas em todo o mundo. O objetivo do FSC® tem duas vertentes: por um lado, criar uma marca única, a marca FSC®, que possa garantir a credibilidade da certificação por meio de normas aplicáveis globalmente; por outro lado, acreditar as entidades encarregadas de certificar de acordo com as normas FSC®.

 

• Facilita a abertura de novos mercados sensíveis aos aspetos ambientais.

• Melhora sua responsabilidade social e sua imagem perante as diferentes entidades.

• Dá confiança aos consumidores de que os produtos florestais selecionados são provenientes de florestas geridas com responsabilidade, com práticas que respeitam o meio ambiente.

• Assegura ao consumidor a origem legal da madeira dos produtos que consome, garantindo que não é proveniente de corte abusivo ou ilegal.

• Diferencia-se positivamente da concorrência (através da marca própria, que demonstra a certificação de cadeia de custódia FSC®).

O referencial da cadeia de custódia FSC-STD-40-004 foi revisto e publicado pelo Forest Stewardship Council®. Este referencial mudou sua versão de v3-0 para v3-1 incluindo, entre outros, os "FSC® Core Labor Requirements". Desta forma, visa-se garantir que a proteção dos direitos dos trabalhadores esteja firmemente vinculada ao certificado FSC® de uma empresa e seja garantida em todas as suas operações certificadas FSC®.

Além disso, esta revisão inclui várias notas explicativas ("conselhos") e interpretações, publicadas ao longo dos anos, e uma revisão editorial do documento. Para mais informações, por favor clique aqui.

A Certificação da Cadeia de Custódia está orientada para qualquer entidade, empresa ou instalação que produza, comercialize ou manipule durante o seu processo de produção produtos florestal, tais como a madeira, papel, cortiça, cascas, resinas, ou derivados... inclusivamente produtos alimentares obtidos de florestas certificadas (cogumelos, caça, etc.).

As auditorias da Cadeia de Custódia FSC poderão ser efetuadas integradas com as auditorias da Cadeia de Custódia PEFC™​. Também podem ser efetuadas integradas em auditorias de sistemas de gestão da qualidade ou do meio ambiente. Quando uma empresa possui deste tipo de sistemas, é muito provável que cumpra parte dos requisitos da cadeia de custódia devendo, unicamente, elaborar os procedimentos de controlo necessários ou alterar os já existentes para contemplarem também as exigências requeridas.​

Após superar o processo de Auditoria, a sua organização obtém:

  • O Certificado AENOR de Conformidade com os requisitos da Cadeia de Custódia FSC.
  • A licença de utilização da marca da Cadeia de Custódia FSC.

A utilização da marca FSC® deverá ser efetuada de acordo com os requisitos estabelecidos na FSC-STD-50-001.

​​La marca de la gestión forestal responsable, FSC

Marca FSC®​ 

A AENOR está acreditada pela ASI (Assurance Services International) para a certificação da Cadeia de Custódia de Produtos Florestais pelo Sistema  FSC® (acreditação ASI-ACC-046). Esta acreditação permite à AENOR certificar a Cadeia de Custódia FSC® em todo o mundo excepto na China.

Aceda à listagem de Organizações certificadas em Cadeia de Custódia FSC.