A ISO 9001 torna-o grande
A norma ISO 9001 é o modelo mais utilizado nas relações cliente/fornecedor nacionais e internacionais. É a linguagem universal neste tipo de trocas numa grande diversidade de setores e possui uma especial importância para as PME, dado que lhes permite demonstrar a sua capacidade para cumprir as necessidades dos seus clientes.
Este modelo, cujas primeiras edições só eram utilizadas pelas grandes empresas industriais, foi evoluindo em revisões sucessivas adaptando-se às necessidades de qualquer entidade, incluindo as PME e outras organizações, aumentando também a sua aplicação à totalidade dos setores de atividade.
A revisão do ano 2000 representou um grande avanço ao mudar o seu objeto desde a garantia da qualidade para a gestão da qualidade na organização. Foi introduzida uma clara orientação para a satisfação dos clientes e para a gestão dos processos, tudo isto com foco na melhoria contínua.
Seguindo e incidindo nessa linha aparece a revisão de 2015, que será implementada nas empresas nos próximos anos. Foram reduzidos os requisitos que poderiam ser considerados como "burocráticos" e é potencializado ainda mais o foco na gestão eficaz, na análise do contexto onde as empresas desenvolvem as suas atividades e a consideração dos riscos associados.
A isto alia-se a adoção de uma estrutura de ciclo de melhoria, que será a utilizada por todos os modelos de gestão e que facilitará a integração de, entre outros, aspetos como os ambientais, de segurança e saúde no trabalho, de responsabilidade social, etc.