Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Calidad>Sistemas de Gestión de la Calidad ISO 9001
Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001
Certificación de sistemas de gestión de la calidad ISO 9001

Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001

A ISO 9001 torna-o grande

A norma ISO 9001 é o modelo mais utilizado nas relações cliente/fornecedor nacionais e internacionais. É a linguagem universal neste tipo de trocas numa grande diversidade de setores e possui uma especial importância para as PME, dado que lhes permite demonstrar a sua capacidade para cumprir as necessidades dos seus clientes.

Este modelo, cujas primeiras edições só eram utilizadas pelas grandes empresas industriais, foi evoluindo em revisões sucessivas adaptando-se às necessidades de qualquer entidade, incluindo as PME e outras organizações, aumentando também a sua aplicação à totalidade dos setores de atividade.

A revisão do ano 2000 representou um grande avanço ao mudar o seu objeto desde a garantia da qualidade para a gestão da qualidade na organização. Foi introduzida uma clara orientação para a satisfação dos clientes e para a gestão dos processos, tudo isto com foco na melhoria contínua.

Seguindo e incidindo nessa linha aparece a revisão de 2015, que será implementada nas empresas nos próximos anos. Foram reduzidos os requisitos que poderiam ser considerados como "burocráticos" e é potencializado ainda mais o foco na gestão eficaz, na análise do contexto onde as empresas desenvolvem as suas atividades e a consideração dos riscos associados.

A isto alia-se a adoção de uma estrutura de ciclo de melhoria, que será a utilizada por todos os modelos de gestão e que facilitará a integração de, entre outros, aspetos como os ambientais, de segurança e saúde no trabalho, de responsabilidade social, etc.

A norma internacional ISO 9001 é aplicável a organizações de qualquer dimensão, que queiram sistematizar a gestão e obter uma rentabilidade e eficácia máximas.

Independentemente da dimensão da empresa, um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as suas caraterísticas específicas e implementado de forma eficaz, ajuda a organização a concentrar, organizar e sistematizar os processos visando a sua gestão e melhoria, enfrentando com maior competitividade os desafios de um mercado globalizado e em mudança dos dias de hoje.

Frequentemente, a Administração concede subsídios para projetos de desenvolvimento, implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade segundo a ISO 9001. A AENOR fornece condições adaptadas à dimensão e necessidades de cada organização.

Os sistemas de gestão da qualidade de acordo com a ISO 9001 foram a base sobre a qual se têm vindo a integrar outros sistemas de gestão com foco na gestão por processos. Na revisão da ISO 9001: 2015 esta possibilidade de integração potencializa-se significativamente ao adotar a estrutura de alto nível, baseada no ciclo de melhoria contínua, que a ISO propõe para todos o s sistemas de gestão.

Após ultrapassar o processo de Auditoria, se o sistema implementado se adequar aos requisitos da norma ISO 9001, a sua organização obtém:

  • O Certificado AENOR de Registo de Empresa.
  • A licença de utilização da marca Empresa Registada, da AENOR.

  • O Certificado IQNet, passaporte para o acesso internacional da sua certificação. Com ele, o seu certificado AENOR será reconhecido pelas entidades de certificação líderes no âmbito internacional.
  • A licença de utilização da marca IQNet.

Além disso, as organizações com sistemas de gestão certificados pela AENOR dispõem de acesso gratuito à AENORnet.

Marca AENOR de Sistemas de Gestión de CalidadEmpresa Registrada UNE-EN ISO 9001

Marca AENOR de Sistemas de Gestão da Qualidade
Empresa Registada UNE-EN ISO 9001

Marca IQNetMANAGEMENT SYSTEM

Marca IQNet
MANAGEMENT SYSTEM​


A AENOR está acreditada pela ENAC para a certificação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 em todos os setores de atividade. Espanha é o sétimo país do mundo e quarto da Europa em termos de número de certificados de Qualidade UNE-EN ISO 9001, de acordo com o último relatório da Organização Internacional de Normalização (ISO).