Saltar navegación principal
​​

A AENOR Portugal é uma empresa Portuguesa, parte integrante do grupo AENOR, constituída no ano de 2005 com o objetivo de prestar serviços de avaliação de conformidade de sistemas e de produtos e ações de formação marca AENOR no mercado nacional e internacional. Com um profundo conhecimento da realidade nacional, a AENOR Portugal pretende assumir-se como o principal interlocutor das empresas Portuguesas em matéria de avaliação de conformidade e prestação de informação sobre sistemas, produtos, normas e publicações marca AENOR.

Formada por quadros experientes e qualificados, a AENOR Portugal desenvolve as suas atividades em todo o país continental e ilhas. A AENOR Portugal é membro fundador da rede IQNet, a maior rede de certificação de sistemas de gestão do mundo, composta por organismos de mais de 30 países, garantindo o reconhecimento internacional dos certificados e marcas AENOR.

A AENOR e a AENOR Portugal subscrevem os valores do rigor, imparcialidade e competência técnica aplicáveis aos serviços de avaliação de conformidade, contribuindo para conferir aos mesmos um valor competitivo diferenciado, capaz de promover os intercâmbios comerciais e a cooperação internacional.

80.000 centros certificados no mundo inteiro

Hoje em dia, mais de 80.000 centros de trabalho no mundo inteiro possuem algum dos certificados da AENOR. A sua evolução no campo da avaliação da conformidade, reflete o seu esforço constante no apoio para ultrapassar os importantes hiatos de competitividade de cada momento.

A origem da AENOR remonta a 1986, quando foi criada a Associação Espanhola de Normalização e Certificação que, durante os seus primeiros anos, desenvolveu em Espanha a infraestrutura básica para a atividade de certificação, então circunscrita à certificação de produto. Foram formados os primeiros comités técnicos de certificação, até alcançar os quase 40 atuais. A certificação de produto na primeira década incidia em material de construção e elétrico. No final dos anos 90 começa a trabalhar em novas áreas como a alimentação, o artesanato ou os serviços. Atualmente, mais de 106.000 produtos e serviços estão certificados pela AENOR.

No que respeita à certificação de sistemas de gestão, em 1989 começou a ser certificado o selo de Qualidade de acordo com a norma UNE-EN ISO 9001. Em 1992, a celebração da Cimeira da Terra no Rio de Janeiro pressupôs o início da extensão das políticas ambientais. A AENOR emitiu os seus primeiros certificados de sistemas de gestão ambiental em 1994.

Áreas de trabalho


Atualmente estão em vigor perto de 21.500 certificados de sistemas de gestão emitidos pela AENOR que apoiam as organizações em áreas como a Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental, I+D+i, Saúde e Segurança no Trabalho, Eficiência Energética, Responsabilidade Social ou Gestão dos Riscos. Além disso, a AENOR efetuou mais de 400 verificações e validações ambientais e mais de 6.000 inspeções.


Por outro lado, a AENOR realiza um papel importante como impulsionador da cultura da qualidade através de atividades de formação e serviços de informação. Em 2017 foram ministrados 681 cursos a cerca de 8.500 alunos, enquanto a venda de normas cresceu e foram abordados 35 novos projetos editoriais.

Como organização global, a atividade da AENOR cresce ano após ano em termos internacionais. A atividade é levada a cabo em diversos campos: certificação, formação, serviços de inspeção, validação e verificação. Através de uma ou de várias destas atividades, a AENOR está atualmente presente em 90 países da América, Europa, Ásia e África.