Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificación>Medio ambiente>Sistemas de Gestión Ambiental ISO 14001
Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001
Certificación ISO 14001 Sistemas de Gestión Ambiental

Sistemas de Gestão Ambiental ISO 14001

​​

O eixo central da gestão ambiental

De forma progressiva, as organizações, independentemente da sua atividade, dimensão ou situação geográfica, têm que cumprir um maior número de exigências ambientais impostas pela Administração, pelos clientes e pela sociedade em geral. Neste sentido, é imprescindível a utilização de ferramentas que integrem o meio ambiente na gestão global da empresa.

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a no rma UNE-EN ISO 14001 oferece a possibilidade de sistematizar, de maneira simples, os aspetos ambientais gerados em cada uma das atividades desenvolvidas na organização, para além de promover a proteção ambiental e a prevenção da contaminação a partir de um ponto de vista de equilíbrio com os aspetos socioeconómicos.

Graças à implementação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma internacional ISO 14001, a sua organização posicionar-se-á como socialmente responsável, distinguindo-se da concorrência e reforçando, de forma positiva, a sua imagem perante os clientes e consumidores.

Entre outras vantagens ambientais, otimizará a gestão de recursos e resíduos, reduzirá os impactos ambientais negativos derivados da sua atividade ou os riscos associados a situações acidentais.

No que respeita às vantagens económicas, para além de potencializar a inovação e a produtividade, a sua organização terá a possibilidade de reduzir custos ao nível da gestão de resíduos ou dos prémios de seguros, eliminar barreiras de exportação, reduzir o risco de litígios e sanções, ter maior acesso a subsídios e outras linhas de financiamento preferenciais ou diminuir os riscos profissionais motivando o pessoal.


Para além de pressupor o ponto de partida a partir do qual se deve avançar para outros esquemas ambientais (Ecoconceção, EMAS, Protocolo de Quioto...), a ISO 14001 propõe uma estrutura semelhante aos Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e ISO 45001 ), proporcionando também a possibilidade de integrar os três sistemas num só, alcançando uma otimização do processo e a consequente redução de tempos de auditoria e custos.

Após superar o processo de Auditoria, se o sistema implementado se adequar aos requisitos da norma ISO 14001, a sua organização obtém:

  • O Certificado AENOR de Sistemas de Gestão Ambiental.
  • A licença de utilização da marca Gestão Ambiental, da AENOR.
  • O Certificado IQNet, passaporte para o acesso internacional da sua certificação. Com ele, o seu certificado AENOR será reconhecido pelas entidades de certificação líderes no âmbito internacional.
  • A licença de utilização da marca IQNet.

Além disso, as organizações com sistemas de gestão certificados pela AENOR dispõem de acesso gratuito à AENORnet.

Marca AENOR de Gestión Ambiental

Marca AENOR de Gestão Ambiental


Espanha é o sétimo país do mundo e quarto da Europa em termos de número de certificados de Qualidade UNE-EN ISO 9001, de acordo com o último relatório da Organização Internacional de Normalização (ISO).

A AENOR está credenciada pela ENAC, a Entidade Nacional de Acreditação espanhola, para a certificação de sistemas de gestão ambiental de todos os setores de atividade.