O
Programme for the Endorsement of Forest Certification, mais conhecido pelo acrónimo
PEFC, é a organização mundial que promove a gestão sustentável das florestas através da certificação florestal e da rotulagem de produtos florestais e arbóreos. É uma organização não governamental, internacional e sem fins lucrativos que surgiu em 1998 como uma iniciativa voluntária do sector florestal privado para promover a gestão sustentável das florestas através da certificação realizada por uma entidade independente:
www.pefc.org.
A Certificação Florestal PEFC fornece o quadro para o desenvolvimento de princípios comuns de certificação, estabelece os mecanismos de reconhecimento mútuo dos sistemas de certificação desenvolvidos pelos diferentes países participantes e oferece uma marca coletiva, o logótipo PEFC, que certifica que um determinado produto florestal provém de uma floresta gerida de acordo com critérios de sustentabilidade.
Certificação PEFC: Gestão florestal sustentável e matérias-primas sustentáveis
Qualquer organização que gere produtos florestais e arbóreos pode contribuir para a sustentabilidade das florestas mundiais através da implementação de um sistema de cadeia de custódia. Este sistema garante que o material florestal e arbóreo dos produtos que ostentam uma alegação PEFC, ou que são rotulados como tal, provêm de florestas geridas de forma sustentável, de material reciclado e/ou de fontes controladas pelo PEFC.
Que benefícios traz a certificação PEFC para a sua organização?
- Facilita a abertura de novos mercados, cada vez mais sensíveis às questões ambientais e de sustentabilidade.
- Oferece uma ferramenta que ajuda a cumprir os requisitos legais em matéria de comércio de madeira, o que melhora a sua responsabilidade social e a sua imagem perante as Administrações Públicas.
- Constitui um elemento diferenciador em relação aos seus concorrentes, uma vez que dispõe de um certificado de cadeia de custódia da AENOR, uma entidade independente acreditada.
- Os produtos florestais e arbóreos geridos no âmbito de uma cadeia de custódia oferecem garantias sobre a sua origem, ou seja, florestas que foram geridas de forma responsável.
- Assegura aos consumidores a origem legal da madeira dos produtos que consomem, garantindo que não provém de um abate abusivo ou ilegal.
PEFC efetuou uma revisão exaustiva das normas relativas à Cadeia de Responsabilidade (PEFC ST 2002:2020) e à Utilização da Marca Registada (PEFC ST 2001:2020), aprovadas em 2020 pela Assembleia Geral Internacional do PEFC. Para mais informações.