Matéria-prima sustentável para um produto ambientalmente responsável
A Cadeia de Custódia (CdC) dos produtos florestais define-se como o acompanhamento dos produtos florestais (madeira, papel, cortiça, cascas, resinas...) durante as várias fases do processo de produção e a sua posterior comercialização, para poder garantir a rastreabilidade dos produtos florestais desde o consumidor final até à floresta ou, no caso do material reciclado, até ao ponto onde o material é recuperado.
A cadeia de custódia dos produtos florestais constitui a etapa posterior à certificação da gestão florestal sustentada e é necessária para criar uma ligação informativa entre a matéria-prima incluída num produto florestal e a sua origem.
A PEFC (Programme for the Endorsment of Forest Certification) é uma organização não governamental, internacional, e sem fins lucrativos que surge em 1998 como uma iniciativa voluntária do setor privado florestal para promover a gestão florestal sustentada através da certificação efetuada por uma entidade independente.
Em 2004 a PEFC constituiu-se como o Programa para o Reconhecimento de Sistemas de Certificação Florestal, com o objetivo de proporcionar um enquadramento para o estabelecimento de sistemas de certificação nacionais comparáveis e o seu mútuo reconhecimento pan-europeu.
Mediante a certificação da cadeia de custódia PEFC, a AENOR, como terceiro independente, garante a implementação de um sistema de cadeia de custódia em cumprimento com os requisitos da cadeia de custódia PEFC. Desta forma o consumidor recebe a garantia de que o produto certificado é proveniente de uma floresta gerida de forma responsável, atendendo a critérios de caráter ambiental, social e económico. No caso de material florestal recuperado, a cadeia de custódia permite garantir a rastreabilidade desde o consumidor até ao centro de recuperação.
Benefícios internos para a sua organização
- Facilita a abertura de novos mercados sensíveis a aspetos meio ambientais.
- Melhora a sua imagem perante a Administração.
- Fornece uma ferramenta para assegurar o cumprimento das exigências legais em matéria de comércio da madeira.
Benefícios perante os seus clientes:
- Dá confiança aos consumidores de que os produtos florestais que consomem são oriundos de florestas que foram geridas de forma responsável, aplicando práticas que respeitam o meio ambiente.
- Garante aos consumidores a proveniência legal da madeira dos produtos que consomem, garantindo que a mesma não procede de abates abusivos ou ilegais.
- Distingue-se da concorrência de forma positiva (através de um logótipo próprio, que demonstra a certificação da cadeia de custódia PEFC).