Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Alimentação>Protocolos BRCGS
Certificações BRCGS

Certificações BRCGS

Garantia de legalidade, segurança e qualidade dos produtos fabricados

NOVA VERSÃO BRCGS V.9:

O sistema BRCGS é um dos modelos internacionais mais difundidos para os retalhistas e supermercados qualificarem os seus fornecedores de produtos de marca própria, assegurando que estes cumprem os requisitos que garantem a segurança, a qualidade e a legalidade dos seus alimentos.

A nova edição 9 continua a centrar-se na orientação das auditorias para a verificação da aplicação das boas práticas de fabrico. A grande maioria dos requisitos não foi substancialmente modificada, com pequenas alterações de redação para clarificar vários aspetos.

Algumas das alterações mais relevantes na nova versão 9 são: os requisitos sobre a cultura de segurança alimentar foram revistos, a redação dos requisitos sobre HACCP, subcontratação e equipamento foi atualizada, o conteúdo da declaração do grupo de trabalho BRCGS sobre requisitos adicionais para a conversão primária de animais foi incorporado e os requisitos da norma foram codificados por cores. Adicionalmente, uma auditoria obrigatória sem aviso prévio de 3 em 3 anos é incluída como parte da modalidade de auditoria anunciada, e foi introduzida uma opção de auditoria anunciada mista para incorporar a avaliação remota no processo de auditoria.

Objetivos:

  • Reforçar a segurança alimentar.
  • Favorecer o cumprimento da legislação alimentar.
  • Estabelecer critérios de segurança e qualidade dos alimentos exigidos aos fornecedores de alimentos às cadeias de retalho do Reino Unido.
  • Auditorias homogéneas de terceiros.
  • Assegurar a transparência e o rigor dos sistemas de certificação.

Benefícios:

  • Facilita o cumprimento da legislação de execução
  • Reduz os custos de potenciais erros em qualquer linha de produção.
  • Proporciona uma comunicação organizada e eficaz com todas as partes interessadas
  • Proporciona confiança aos consumidores.
  • Melhora a documentação.
  • Controlo mais eficaz e dinâmico dos riscos para a segurança alimentar.
  • Incorpora os Programas de Pré-Requisitos no sistema de gestão da organização.
  • Poupança de tempo e custos através da realização de auditorias BRCGS e BRCGS /IoP combinadas com outros esquemas de Segurança Alimentar e Qualidade (ISO 22000, FSSC, IFS, ISO 9001).

​Destina-se às empresas que fornecem qualquer produto agroalimentar, com a sua própria marca, depois da produção primária.

Em virtude da estrutura do sistema e da estreita correspondência com os requisitos de segurança alimentar, pode ser facilmente integrado com a certificação do protocolo IFS (International Food Standard) e com a certificação UNE EN-ISO 22000 (Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar), bem como com a certificação FSSC 22000, com a possibilidade de integrar os sistemas e, assim, otimizar os processos com a consequente redução dos tempos e custos de auditoria.

Pode também ser efetuada juntamente com as auditorias ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade).

Passado o processo de auditoria, se o sistema implementado estiver em conformidade com os requisitos do protocolo, a sua organização obtém:

  • O Certificado AENOR de BRCGS - Global Standard for Food Safety (ou, no seu caso, de BRCGS Global Standard for Packaging and Packaging Materials ou de BRCGS Global Standard - Storage and Distribution ou BRCGS Global Standard - Agents and Brokers).
BRC/IOP BRC – STORAGE AND DISTRIBUTION
BRC/IOP BRC – STORAGE AND DISTRIBUTION
BRC/IOP BRC – STORAGE AND DISTRIBUTION
BRC/IOP BRC – STORAGE AND DISTRIBUTION


​A AENOR é uma Entidade reconhecida pelas cadeias de distribuição, tendo emitido centenas de certificados BRCGS. A AENOR dispõe da acreditação ISO/IEC 17065:2012 da ENAC para os Protocolos BRCGS, conforme indicado no anexo técnico do site da ENAC, exceto BRCGS Consumer Products.