Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Alimentación>Esquema FSSC 22000
Esquema FSSC 22000
Esquema FSSC 22000

Esquema FSSC 22000

Aplicação da ISO 22000 e programas de Pré-requisitos na Indústria Agroalimentar ou de Fabricação de embalagens para utilização alimentar: Garantia de Alimentos seguros

O FSSC 22000 é um esquema de certificação completo para sistemas de gestão de segurança alimentar baseado nas normas existentes ISO 22000 , na ISO 22003 e especificações técnicas para Programas de Pré-requisitos do setor correspondente (produção de alimentos, fabricação de embalagens para a indústria alimentar ou para o Transporte e Armazenamento de alimentos), que foi incluído no âmbito do esquema na versão 4.1 publicada em julho de 2017.

Além disso existe uma série de requisitos adicionais estabelecidos no esquema FSSC relacionados com as especificações para serviços, supervisão do pessoal, gestão de materiais de entrada, food defense, prevenção de fraudes, gestão de alergénicos, rotulagem, controlo ambiental.

Para as organizações que queiram integrar a gestão da qualidade no âmbito da sua certificação, está disponível a certificação FSSC 22000-Q, que consta de um certificado combinado FSSC 22000 e ISO 9001.

As organizações que obtêm o certificado de acordo com o FSSC aparecem no Registo de Organizações Certificadas FSSC, acessível ao público (http://www.viasyst.net/fssc)

O esquema FSSC 22000 foi aprovado pela Global Food Safety Initiative da mesma forma que outros esquemas de segurança alimentar, como por exemplo o BRC ou o IFS.

O esquema FSSC 22000 aplica aos seguintes tipos de Indústrias agroalimentares e fabricantes de embalagens para alimentos:

1) Processamento de alimentos:

  1. Processamento de produtos perecíveis animais (p. ex. carne, aves de capoeira, ovos, produtos lácteos e peixe / mariscos)
  2. Processamento de produtos perecíveis vegetais (p. ex. frutas, sumos frescos, vegetais, grãos, frutos secos e legumes)
  3. Processamento de produtos mistos de origem animal e vegetal (p. ex. Pizza, lasanha, sanduíche, pastéis, comida pronta para consumo)
  4. Processamento de produtos estáveis à temperatura ambiente (p. ex. Produtos enlatados, bolachas, aperitivos, azeite, água potável, bebidas, massa, farinha, açúcar, sal alimentar)
  5. Produtos (bio)químicos para a indústria alimentar (Ingredientes alimentares - Aditivos, vitaminas, minerais, cultivos biológicos, aromas, enzimas e coadjuvantes tecnológicos, excluindo pesticidas, medicamentos, fertilizantes e agentes de limpeza)

2) Fabricação de material de embalagem para a indústria alimentar (em contacto direto ou indireto)

3) Transporte e armazenamento (ao longo da cadeia alimentar)

Devido à sua estrutura baseada na gestão de riscos, a certificação FSSC-22000 é fácil de integrar em qualquer sistema de gestão por processos como a UNE-EN ISO 9001.

Também pode ser efetuada em conjunto com auditorias de segurança alimentar dos protocolos privados da Grande Distribuição europeia como por exemplo o BRC (Global Standard for Food Safety)e o IFS (International Featured Standards) nas suas normas tanto de produção de alimentos como de embalagens, dado que os mesmos incluem requisitos de um sistema de segurança alimentar.

Agora a AENOR dá a oportunidade de obter juntamente com esta certificação, os certificados de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (APPCC) e/ou GMP com base no Codex Alimentarius.


Após superar o processo de Auditoria, se o sistema implementado se adequar aos requisitos do Esquema FSSC 22000, a sua organização obtém:

  • O Certificado de Conformidade AENOR do FSSC 22000
  • Ao auditar os requisitos da ISO 22000, se o cliente desejar, também obtém a licença de utilização da marca Segurança Alimentar da AENOR.

Além disso, as organizações com sistemas de gestão certificados pela AENOR dispõem de acesso gratuito à AENORnet

Segundo o estabelecido no documento Part II: Requirements for Certification do Esquema FSSC 22000 a empresa licenciada tem direito a utilizar o logótipo do FSSC 22000 no material impresso da organização, no site e outro material de promoção sujeito às especificações de desenho descritas nos documentos do esquema FSSC 22000. No entanto não poderá utilizar o logótipo da certificação FSSC 22000, nem mencionar o certificado nos seus produtos ou embalagens, rótulos ou de qualquer outra forma que possa sugerir que o FSSC 22000 certifica um produto, processo ou serviço.


Marca FSSC-22000

Marca FSSC 22000​

A AENOR está autorizada pela Foundation for Food Safety Certification (Para consulta Certification bodies http://www.fssc22000.com/documents/certification-bodies.xml?lang=en )​​.