A certificação "compromisso com as pessoas idosas" é uma solução baseada nas ações que cada organização leva a cabo para melhorar a experiência dos seus clientes seniores e visibilizar e impulsionar a importância de contar com serviços de qualidade e inclusivos, nos quais "não se deixe ninguém para trás", lema da Agenda 2030.
Trata-se de uma solução enquadrada na Plataforma de Confiança "Desenhar soluções inclusivas" baseada nas ações que cada organização decida levar a cabo para melhorar a experiência de uso e acesso aos seus serviços da terceira idade. Concretiza-se através de uma avaliação dos compromissos que assumam em diferentes âmbitos, sempre segundo o marco de uma gestão interna que permita fazer um adequado acompanhamento de cada um deles.
Para tal, deverão utilizar como referencial o Modelo AENOR de organização comprometida com as pessoas idosas, assim como as guias/protocolos de referência setoriais e institucionais que existam a respeito, incluindo o marco legislativo, se o existir.
Este Modelo AENOR supõe uma abordagem completa da gestão por parte das organizações das medidas implementadas para melhorar a atenção e o apoio às pessoas da terceira idade em serviços como os bancários, financeiros ou de seguros. A sua avaliação realizar-se-á para todos os canais de contacto com a pessoa idosa.
Os compromissos da organização com a atenção inclusiva etária deverão ser quantitativos e sujeitos a um acompanhamento periódico.
O Modelo de Organização Comprometida com as Pessoas Idosas permite às organizações, de qualquer tamanho e setor, dentro do seu âmbito de atividade, proporcionar uma atenção/serviços adequados às necessidades das pessoas idosas e exercer um compromisso com a sociedade de forma responsável, especialmente para a inclusão da terceira idade.
Benefícios da certificação:
A solução "Compromisso com as pessoas idosas" desenhou-se como um modelo dinâmico, de aplicação em todo o tipo de organizações que prestem serviços às pessoas idosas, para assim:
- Ajudá-las no processo de prestação de serviço a clientes idosos em atividades ou produtos que podem resultar-se complexos tanto na sua compreensão como na sua execução.
- Reforçar as mensagens e atuações realizadas pelas organizações para retribuir, contribuir e reforçar a confiança à terceira idade usuária dos seus serviços e partes interessadas.
- Promover a confiança junto dos seus clientes mais idosos.
- Acrescentar valor nos processos de atenção de qualidade e experiência de cliente em geral.
- Dar resposta à necessidade dos setores sensíveis, como o bancário ou o mundo online, para demonstrar perante a sociedade o seu compromisso com a atenção de qualidade até aos seus clientes da terceira idade.
- Contribuir para a Agenda 2030 através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
- ODS 8: promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego e o trabalho decente para todas as pessoas
- ODS 10: Reduzir as desigualdades nos países e entre os mesmos