Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificación>Certificação de produto>Marcação CE>Marcação CE de elevadores
Marcação CE de elevadores

Marcação CE de elevadores

 Marcação CE de elevadores

Acesso ao Mercado Europeu de elevadores e dos seus componentes de segurança

Na União Europeia e no Espaço Económico Europeu os componentes de segurança de elevadores e os elevadores instalados devem cumprir os critérios técnicos estabelecidos na Diretiva 2014/33/UE. É aplicável aos fabricantes de componentes de segurança, ou aos seus representantes autorizados, e aos instaladores de elevadores, que são os responsáveis pela conformidade com os seus requisitos.

A marcação CE e a Declaração UE de Conformidade garantem a livre circulação de produtos dentro do Mercado Europeu.

A instalação de elevadores e a comercialização dos seus componentes de segurança exigem contar com um organismo autorizado como a AENOR que certifique os Módulos relacionados com sistemas de garantia da qualidade. Os instaladores de elevadores podem optar entre os Módulos D, E e H1. Os fabricantes de componentes de segurança entre os Módulos E e H.

A AENOR está autorizada pelo Ministério da Indústria, Comércio e Turismo espanhol e credenciada pela Entidade Nacional de Acreditação (ENAC) para esta certificação.

Para os fabricantes de componentes de segurança ou para os instaladores, a marcação CE permite-lhes aceder sem restrições ao Mercado Europeu, evitando barreiras técnicas. A marcação CE é reconhecida também noutros mercados a nível global.

Para o consumidor, a marcação CE garante que o produto não compromete a sua segurança e garante níveis de segurança comuns na Europa.

Os esquemas de certificação aparecem descritos na Diretiva 2014/33/UE.

No respeitante à atividade da AENOR, centra-se na avaliação dos sistemas de gestão da qualidade segundo os módulos D, E ou H, H1.

A avaliação documental e as auditorias são integradas de forma simples nas auditorias clássicas ISO 9001, e estão certificadas pela AENOR ou outros organismos.