Saltar navegación principal
Estás em: Home>Conheça-nos>Notícias>InfoCamere certificada em “Qualidade de Dados”

Actualidad

InfoCamere certificada em “Qualidade de Dados”

24/02/2020

InfoCamere, a sociedade das Câmaras de Comércio italianas, obteve a certificação de qualidade de dados ISO/IEC 25012  "Modelo de qualidade de dados", seguindo as linhas estabelecidas para as bases de dados de interesse nacional da Agência para Itália Digital (AGID). Desta forma, converte-se na primeira organização em Itália em obter esta certificação pela AENOR e o Registo de Empresas italiano é a primeira base de dados do Business Register europeu que se certifica.

O Registo de Empresas, uma das bases de dados de interesse nacional, previstas pelo Código de Administração Digital, é o registo oficial de todas as empresas italianas, ou seja, o arquivo fundamental para o desenvolvimento de indicadores de desenvolvimento económico e empresarial, que proporciona uma imagem completa e atualizada da situação legal de cada empresa. A sua gestão envolve as Câmaras de Comércio, Unioncamere e InfoCamere, com diferentes papeis e tarefas.

O standard de Qualidade do Produto (Dados), segundo a norma ISO/IEC 25012, tem como objetivo a qualidade dos próprios repositórios ou bases de dados (quer sejam ficheiros, bases de dados relacionais, bases de dados NO-SQL, armazéns de dados, data lakes, big data, etc.), considerando o dado como ativo principal da organização. Centra-se principalmente no conteúdo da base de dados e reconhece, em particular, que a informação cumpre os 15 requisitos de qualidade da norma, entre outros, a precisão, a atualidade, o rigor, a consistência e a credibilidade.

Para obter esta certificação, a InfoCamere superou com sucesso uma auditoria de certificação de conformidade por parte da AENOR, tendo previamente uma avaliação externa do laboratório AQCLab, que é o primeiro e único laboratório internacional credenciado pela Entidade de Acreditação Nacional (ENAC) e Accredia, que pertencem à ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation) e incluem o mútuo reconhecimento internacional no contexto de avaliações de qualidade de software e dados.

Na fotografia, à esquerda, Pierpaolo Arca, diretor geral da AENOR em Itália junto a Paolo Ghezzi, diretor geral da InfoCamere.