A AENOR em Portugal (LUSAENOR, LDA) assina contrato com a Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura, com o objetivo realizar durantes os anos 2024 e 2025, Ações de Informação sobre Bem-Estar Animal e a Utilização Sustentável de Produtos Antimicrobianos.
Os signatários do referido contrato foram a Dra Lina Sá Pinto, Diretora da AENOR em Portugal, e o Engº. Pedro Jácome Hintze Ribeiro, Diretor Regional da Agricultura dos Açores.
Na cerimónia, foram destacados os objetivos das ações de informação sobre bem-estar animal e utilização sustentável dos produtos antimicrobianos, no âmbito do "Programa de capacitação dos agricultores e de promoção da literacia em produção e consumo sustentáveis" e reforçados os temas e conteúdos programáticos a ministrar, nomeadamente:
- Utilização sustentável dos produtos antimicrobianos (M07): Boas práticas que impedem o desenvolvimento da resistência antimicrobiana no gado bovino
- Bem-estar animal (M08): Princípios do Protocolo Welfare Quality, o bem-estar animal e o maneio
Cada tema acima indicado, será ministrado uma vez por ano, em cada uma das ilhas dos Açores, perfazendo o total de 18 ações de informação em 2024 e 18 ações de informação de 2025.
O Engº. Pedro Jácome Hintze Ribeiro destacou a importância para a Região dos Açores deste contrato e de contar com a experiência e o apoio de um parceiro como a AENOR, para a realização e promoção das referidas ações, desbravando um percurso de excelência no setor pecuário e na agricultura no seu todo, assim como Dra Lina Sá Pinto, congratulou a iniciativa e salientou a importância da mesma para a melhoria contínua das estruturas produtivas da Região, assim como o compromisso com o setor, a qualidade, a segurança alimentar e o ambiente.