A atividade das organizações gera impactes positivos e negativos ao nível económico, social e ambiental, à escala global.
Ao decidir elaborar, implementar e certificar um sistema de gestão da responsabilidade social a organização assume como objetivo melhorar de forma continuada o seu desempenho neste âmbito e assim, desenvolver e consolidar relações de confiança e credibilidade com as suas partes interessadas.
Para aplicação desta norma entende-se responsabilidade social como as ações voluntárias das organizações tendo em vista a criação e maximização dos seus impactes positivos, bem como a redução ou eliminação dos seus impactes negativos.
A norma NP 4469 especifica os requisitos que permitem à organização desenvolver e implementar uma política de responsabilidade social, objetivos e ações coerentes, tendo em conta os requisitos legais, regulamentares e outros que a organização subscreva.
A norma NP 4469 é aplicável a qualquer tipo de organização que pretenda definir, implementar e melhorar um sistema de gestão da responsabilidade social, independentemente da sua dimensão, sector de atividade, estrutura orgânica, entre outros.