Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Responsabilidade social>Diferença Salarial Verificada
Diferença Salarial Verificada

Diferença Salarial Verificada


AENOR, no seu compromisso com a melhoria do desempenho das organizações para a igualdade salarial e com o acompanhamento para o cumprimento da Diretiva Europeia sobre transparência e igualdade salarial, que entra em vigor em junho de 2026, atualizou a denominação da Certificação de Auditoria Retributiva para “Diferença Salarial Verificada”, baseada num modelo econométrico (matemático e estatístico).

Este modelo, propriedade da OMD Human Resources Consulting, permite uma compreensão objetiva, transparente e neutra da prática retributiva nas organizações, identificando as possíveis diferenças salariais entre mulheres e homens em funções de igual valor e, importante, as causas que lhes dão origem, melhorando o processo e a qualidade da tomada de decisão.

Esta solução, que faz parte do conjunto de soluções da AENOR da Plataforma de Confiança “Impulsionar a Igualdade”, baseia-se nesta metodologia de Diagnóstico de Auditoria Retributiva que responde às exigências legais, atuais e futuras, tanto nacionais como internacionais, em matéria de igualdade retributiva.

A igualdade retributiva como objeto de certificação

A transposição da Diretiva Europeia 2023/970 do Parlamento Europeu e do Conselho, pela qual se reforça a aplicação do princípio de igualdade retributiva entre homens e mulheres por um mesmo trabalho ou trabalhos de igual valor através de medidas de transparência retributiva e de mecanismos para o seu cumprimento, estabelece novos requisitos legais, entre outros, os relativos à argumentação da diferença salarial de, pelo menos, 5% no nível retributivo médio das trabalhadoras e dos trabalhadores numa categoria determinada possa ser justificada sobre a base de critérios objetivos e neutros a respeito do género.

É por isso que a AENOR disponibiliza às organizações esta solução de “Diferença Salarial Verificada” como mecanismo para cumprir essa exigência, reforçando a atuação da empresa em matéria de igualdade retributiva ou equal pay prevista nos Planos de Igualdade.

Benefícios da certificação

  • Impacto reputacional pela antecedência à entrada em vigor da Diretiva Europeia em 2026.
  • Contribuição para os ODS 5 e ODS 8 da Agenda 2030.
  • Geração de confiança: o processo de verificação independente por terceiros, através da verificação do cumprimento dos requisitos, gera a confiança das partes interessadas de que a diferença comunicada pela organização é conforme ao declarado e inferior a 5%.
  • Diferenciação no mercado: reforço employer branding (fidelização talento interno e atração do talento externo), potencializando a imagem de marca empregadora.
  • Verificação da atuação em matéria de igualdade retributiva perante a Autoridade do Trabalho.
  • Compromisso real e eficaz com a ação a favor da igualdade de tratamento entre mulheres e homens

Cursos Relacionados

  • Certificação de sistemas de gestão de igualdade de género em empresas, universidades.