A AENOR dá resposta à preocupação social das organizações na construção e consolidação de meios seguros públicos e privados para todas as pessoas, especialmente para as mulheres (trabalhadoras e clientes/utilizadoras/beneficiárias) com um modelo certificável baseado na melhoria contínua. Recolhendo uma das recomendações recolhidas na norma
ISO 53800:2024 Guidelines for the promotion and implementation of gender equality and women´s empowerment.
Construindo e consolidando meios seguros para as mulheres
O Modelo AENOR especifica os requisitos que permitem a uma organização, dentro do seu alcance de influência, contar com um sistema eficaz de prevenção desse tipo de condutas.
É aplicável a qualquer tipo de organização independentemente do seu tamanho, atividades ou situação que tenha obrigação, no seu caso, conte ou decida implementar um Protocolo de ação para a prevenção e intervenção.
Pode ser integrado com outros sistemas de gestão?
Este Modelo pode ser integrado com qualquer outro sistema de gestão que a organização tenha implementado sempre que se dê cumprimento aos requisitos deste, ou aplicar-se de maneira independente, adaptando-se à realidade e normativa específica do país, região ou município da organização.
O Modelo contempla os requisitos mínimos para a melhoria contínua com o Protocolo:
Normas relacionadas: