ISO 50001 com estrutura de alto nível
ISO 50001 é a norma de gestão de energia empresarial mais utilizada no mundo. A certificação de um Sistema de Gestão de Energia segundo a ISO 50001, ajuda as organizações a implementar uma política energética e a gerir adequadamente os aspetos energéticos derivados da sua atividade, tais como os serviços, instalações, produtos, etc., resultando numa poupança real e quantificável do custo energético nas organizações. A ISO 50001 proporciona as ferramentas necessárias para identificar as atividades que consomem mais energia e que pressupõem uma "fuga energética e económica". Após a sua identificação, as organizações ativam um plano de medidas para minimizarem os consumos energéticos das suas próprias instalações e sistemas de forma integrada, maximizando ao mesmo tempo a eficiência energética das mesmas. Isto
contribui para uma utilização eficiente e mais sustentável da energia, e confere uma confiança máxima no sistema de gestão ISO 50001.
A renovada norma ISO 50001 fornece as seguintes novidades e melhorias:
-
Melhorias estruturais: Da mesma forma que as restantes novas normas ISO, a norma 50001 possui uma estrutura de alto nível que melhora o alinhamento com outros sistemas de gestão, facilitando às organizações a integração dos mesmos.
-
Maior incidência na Melhoria contínua: A versão renovada enfatiza a necessidade de trabalhar na melhoria contínua como um fator fundamental de um sistema de gestão energética, estando esta melhoria claramente mais relacionada com a informação derivada da análise e avaliação do sistema.
-
Maior focalização no negócio: Coloca-se foco no negócio, graças à execução e implementação de um Processo de Planeamento Energético mais estratégico e tático. Além disso, presta atenção à compreensão, à organização e ao seu contexto.
-
Melhor desempenho energético: Eleva a capacidade para expor a melhoria do desempenho energético aumentando as métricas com um indicador de desempenho energético de referência e de melhoria do rendimento energético.
-
Planear, Analisar e Agir: A nova ISO 50001 incide especialmente na captura de dados, para um planeamento do SGE e dos seus processos energéticos, melhoria do desempenho energético, cumprimento de requisitos legais e outros requisitos e concretização dos objetivos energéticos.