Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificación>Certificação de produto>Declaração ambiental de produto
Declaração ambiental de produto

Declaração ambiental de produto

Declarações ambientais de produto

O perfil ambiental é um critério cada vez mais importante para a compra pública, privada e para a eleição dos consumidores. As empresas contam com diversos mecanismos para credenciar e comunicar a excelência ambiental dos seus produtos e serviços, entre os quais se destacam as Declarações ambientais de produto (DAP) de acordo com a Norma Internacional ISO 14025. Para produtos e serviços de construção é aplicada a Norma Europeia EN 15804.

Estas declarações ambientais fornecem um perfil ambiental fiável, relevante, transparente, comparável e verificável que permite destacar um produto que respeita o meio ambiente, baseado na informação do ciclo de vida.

Como ferramenta para favorecer a competitividade das empresas, e a sua atividade internacional, a AENOR constituiu o Programa GlobalEPD, no qual as organizações podem verificar a informação sobre o desempenho ambiental dos seus produtos de forma normalizada, favorecendo uma comunicação apoiada pela entidade de referência ao nível da avaliação da conformidade.


A AENOR constituiu-se como Administradora do Programa GlobalEPD com o objetivo de facilitar às organizações a comunicação do desempenho ambiental dos seus produtos de forma verificada.

Este programa aproveita as sinergias e experiência noutros esquemas de avaliação da conformidade desenvolvidos pela AENOR, como as verificações de pegada de carbono ou hídrica, a verificação regulamentar do Plano Nacional de Atribuição de Emissões, a marcação CE ou a marca N de qualidade. As Declarações GlobalEPD podem incluir informação importante que procede de outras certificações.


A verificação da AENOR garante um vasto reconhecimento nacional e internacional à comunicação ambiental das organizações.

Reconhecimento europeu:

A AENOR é sócia da ECO Platform, a Associação Europeia para a verificação das DAP de acordo com a Norma EN 15804, e está credenciada para emitir Declarações ambientais com o logótipo ECO Platform EPD EN 15804 VERIFIED™.

A AENOR também assinou acordos bilaterais de reconhecimento mútuo com vários Administradores Europeus.

Código Técnico da Edificação (CTE):

As Declarações GlobalEPD para alguns produtos de construção são as únicas DAP incluídas no Registo Geral de Certificações meio ambientais da análise de vida dos produtos e outras avaliações meio ambientais de edifícios do Código Técnico da Edificação do Ministério do Fomento espanhol.


As Declarações ambientais permitem às organizações comunicar, de forma normalizada, o desempenho ambiental dos seus produtos e serviços. A verificação da AENOR proporciona confiança à informação facultada, garantindo um maior reconhecimento nacional e internacional.

As DAP são utilizadas em compras públicas e privadas a nível global, bem como em esquemas de certificação ambiental de edifícios. Uma DAP verificada facilita às organizações a comercialização dos seus produtos, incluindo a exportação, e permite a preparação para futuras alterações nos critérios regulamentares de compra pública ou privada.

A ACV é uma ferramenta que permite a melhoria de processos, pelo que as DAP podem ser utilizadas para comunicar as melhorias derivadas de processos de ecoconceção de acordo com a Norma Internacional ISO 14006. Além disso, a ACV é uma ferramenta muito útil em políticas públicas como a economia circular.

Esta ACV é compatível com a utilizada noutras pegadas ambientais (product environmental footprint, PEF) como a pegada de carbono ou hídrica.

As Declarações verificadas pela AENOR podem beneficiar da Marca Europeia ECO Platform EPD EN 15804 VERIFIED , para produtos de construção, bem como do logótipo duplo com os administradores com os quais a AENOR possua um acordo bilateral de reconhecimento mútuo. Estes acordos permitem a utilização do logótipo de ambos os administradores na DAP e constar na informação web dos dois Administradores.