Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Aeroespacial>Calidad aeroespacial 9100
Sistemas de Gestão da Qualidade no Setor Aeroespacial EN 9100
Certificación Aeroespacial UNE-EN 9100

Sistemas de Gestão da Qualidade no Setor Aeroespacial EN 9100

Melhoria da qualidade, fiabilidade e segurança de sistemas e produtos aeronáuticos e aeroespaciais

A série de Normas EN 9100 , EN 9110 e EN 9120  proporcionam uma abordagem específica para as empresas do setor aeroespacial acrescentando requisitos adicionais à ISO 9001, que tem como objetivo o aumento da qualidade, fiabilidade e segurança dos produtos aeroespaciais. A partir do modelo definido na norma EN 9100, o IAQG e outras associações nacionais como a ASD e a ATECMA estabeleceram um mecanismo de certificação, com reconhecimento mundial, denominado esquema ICOP, Industry Controlled Other Party.

A partir do modelo definido na norma EN 9100, o IAQG e outras associações nacionais como a ASD e a ATECMA estabeleceram um mecanismo de certificação, com reconhecimento mundial, denominado esquema ICOP, Industry Controlled Other Party.

Esta norma, baseada na ISO 9001, proporciona uma abordagem específica para as empresas deste setor que realizam atividades de conceção e fabricação de produtos aeronáuticos. Dá ênfase ao controlo da conceção, controlo dos processos, compras e controlo de não conformidades em áreas com maior impacto na segurança e na fiabilidade dos produtos aeroespaciais

Benefícios para a sua empresa:

  • Aumento da competitividade, através da certificação segundo o esquema ICOP, de enorme reconhecimento mundial.
  • Redução do número de auditorias.

Benefícios perante os seus clientes:

  • Melhora o prestígio e a imagem da sua organização.
  • Reconhecimento a nível mundial ao estar incluído numa base de dados como fornecedor de produtos/serviços aerospaciais.

A Certificação dos Sistemas de Gestão Aeroespaciais está destinada à Indústria Aeroespacial, sejam fabricantes de aeronaves e material aeroespacial, como os seus fornecedores de material e de peças incorporadas nestas naves.

Devido à sua estrutura, a norma E​N 9100​​ está baseada na norma ISO 9001 sendo indispensável efetuar uma auditoria conjunta de ambas as normas. Dado que a EN 9100 se baseia na ISO 9001, é fácil de integrar em qualquer sistema de gestão por processos.

Após superar o processo de auditoria, se o sistema implementado se adequar aos requisitos das normas EN 9100 , a organização obtém:

  • O Certificado EN 9100.
  • O Certificado AENOR de Sistemas de Gestão da Qualidade.
  • A licença de utilização da marca Qualidade Aeroespacial, da AENOR.
  • O Certificado IQNet, passaporte para o acesso internacional da sua certificação. Com ele, o seu certificado AENOR será reconhecido pelas entidades de certificação líderes no âmbito internacional.
  • A licença de utilização da marca IQNet.
  • O registo da empresa certificada na base de dados internacionais OASIS, contribuindo para o seu reconhecimento a nível mundial.

Além disso, as organizações com sistemas de gestão certificados pela AENOR dispõem de acesso gratuito à AENORnet.

Marca AENOR de Calidad AeroespacialUNE-EN 9100

Marca AENOR de Calidad
Aeroespacial
EN 9100

Marca IQNetMANAGEMENT SYSTEM

Marca IQNet
MANAGEMENT SYSTEM​

A AENOR é líder indiscutível na certificação aeroespacial em Espanha. Os sistemas de gestão da qualidade aeroespacial começaram a ser certificados em 2002, ano em que foi concedido o primeiro certificado de gestão da qualidade de acordo com a norma EN 9100 à organização EADS CASA.