O Governo dos Açores ao longo destes últimos anos tem realizado investimentos consideráveis nos matadouros da Região Autónoma dos Açores, que têm especial foco na Segurança Alimentar e no Bem-Estar Animal.
Com a plena consciência que o consumidor de hoje, além de privilegiar a origem e o modo de produção, é muito sensível à questão do bem-estar animal. Pelo que o Governo dos Açores, através da SRADR, definiu desde logo como objetivo a certificação dos matadouros neste referencial.
Sendo a AENOR, organismo de certificação em bem-estar animal, tendo estado na génese deste esquema e a principal entidade de certificação a nível Ibérico, apresentado os mais elevados padrões de rigor na avaliação do Bem-Estar animal, foi a entidade selecionada para a realização destas auditorias de certificação para os bovinos de engorda e adultos, reconhecendo o cumprimento das boas práticas relacionadas com o bem-estar animal desde a sua receção até ao abate.
Esta qualificação atribuída ao Matadouro de S. Miguel, através do IAMA, sobre tutela da SRADR, contribui de forma muito significativa para a melhor valorização da carne Açoriana, além de ir em encontro das expetativas e exigências dos seus clientes."
Na foto 1 (da esquerda para a direita): Diretora da AENOR Portugal, Dra. Lina Sá Pinto; Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. José Manuel Boleeiro.