A AENOR volta a colaborar com a Comissão Europeia (DG SANTE) para gerir um novo projeto da iniciativa Better Training for Safer Food. O projeto consiste na organização de formações presenciais em todas as regiões do mundo dirigidas a autoridades competentes sobre requisitos e standards europeus no âmbito da inocuidade alimentar, saúde animal, saúde vegetal e bem-estar animal.
Ao longo dos próximos cinco anos, a AENOR em colaboração com o sócio de consórcio SHER/Groupe Artelia, deslocar-se-á por todo o mundo juntamente com a sua equipa de especialistas, para realizar formações regionais e sub-regionais. Além de que, também levará a cabo missões de curto prazo para atender a necessidades específicas de alguns países em temáticas objeto do contrato.
Prevê-se a participação de 1000 representantes de organismos públicos num total de 24 eventos, assim como a prestação de 600 jornadas de assistência técnica em missões de curto prazo. Os seminários de formação terão uma duração de entre três a quatro dias e incluíram visitas práticas a estabelecimentos do país anfitrião. O orçamento do projeto supera os 4 milhões de euros.
A adjudicação deste projeto supõe um passo mais na consolidação da AENOR como um partner estratégico para projetos nos quais a transferência de conhecimento avançado, juntamente com uma sólida e experiente capacidade de gestão, geram um impacto positivo contribuindo para a transformação daquelas sociedades nas quais se levam a cabo estes projetos.
A AENOR conta com uma trajetória de mais de 20 anos em projetos financiados pela União Europeia e outros doadores multilaterais, tendo implementado mais de 30 projetos de formação no âmbito da segurança alimentar, saúde animal e saúde vegetal. Atualmente participa em 14 projetos no âmbito europeu ou internacional, sendo referente o programa Better Training for Safer Food.