A AENOR concedeu à Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Trauma do Centro de Saúde Centro-Americano INS o certificado de Boas Práticas de Humanização em Cuidados Intensivos, tornando-se assim o primeiro hospital da América Central e o quarto da América Latina a receber esta certificação.
O "Projeto HU-CI" (Humanização dos Cuidados Intensivos) é uma iniciativa internacional de investigação multidisciplinar, constituída por pessoal médico e de enfermagem que trabalha em unidades de cuidados intensivos, com o apoio científico de numerosas sociedades científicas, nacionais e internacionais. O seu objetivo é humanizar os cuidados intensivos, orientando para a prestação de cuidados humanizados nas UCI através do estabelecimento de normas na prática diária e da acreditação do seu cumprimento nas unidades que o solicitem.
O Hospital de Trauma candidatou-se voluntariamente, em janeiro de 2023, a participar num processo de seleção latino-americano, com o objetivo de integrar o programa espanhol HU-CI e obter a certificação.
A partir da data de aceitação até à atualidade, o Hospital de Trauma tem trabalhado num processo de apresentação de evidências que demonstrem o cumprimento das 160 boas práticas descritas no Manual de Boas Práticas do HU-CI, divididas em 8 linhas estratégicas.
O trabalho centra-se no bem-estar e nos cuidados integrais do utente e da sua rede de apoio durante o período de hospitalização. Garante igualmente o acesso a espaços adequados para a prestação de cuidados médicos, o repouso e o conforto do doente e da sua rede de apoio, bem como o bem-estar do pessoal de saúde que cuida do doente e o acompanhamento do doente após a saída deste espaço de cuidados especializados.