Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Tecnologias da informação>ISO 25000: Certificação da qualidade do software
ISO 25000: Certificação da qualidade do software
ISO 25000

ISO 25000: Certificação da qualidade do software

Marca AENOR Conform Adecuación Funcional ​ 
Marca AENOR Conform Mantenibilidad Software

Software com qualidade certificada

As normas da família ISO/IEC 25000, conhecida como SQuaRE (Software Prod uct Quality Requirements and Evaluation) criam um quadro de trabalho comum para avaliar a qualidade do produto de software.

A certificação da qualidade do produto software com ISO/IEC 25000 permite, às empresas que desenvolvem software, conhecerem a qualidade dos seus produtos, e às empresas que compram software, decidir-se por uma solução ou outra em função das suas necessidades. 

Para fazer esta certificação, a AENOR apoia-se em AQC Lab, o primeiro laboratório de Espanha credenciado pela Entidade Nacional de Acreditação (ENAC) para a realização de ensaios de avaliação da qualidade de aplicações software sob a família de normas ISO/IEC 25000, centrados na manutenção e na adequação funcional (funcionalidade). A AENOR avalia o relatório do laboratório a respeito da qualidade do produto software em questão e, no caso de ser satisfatória esta avaliação, realiza-se uma comprovação da viabilidade, no local ou online, dos recursos e das capacidades técnicas da empresa que criou o produto software. Superado este processo, AENOR emite um certificado de conformidade a respeito da Norma ISO/IEC 25000.

Benefícios da certificação do software:

  • Diferenciar-se dos concorrentes, assegurando tempos de entrega e redução de erros no produto após a sua implantação na produção.
  • Poder estabelecer acordos de nível de serviço, definindo determinados parâmetros de qualidade que o produto deve cumprir antes de ser entregue.
  • Detetar os defeitos no produto software e proceder à sua eliminação antes da entrega, o que representa uma economia de custos na fase de manutenção posterior.
  • Avaliar e controlar o rendimento do produto software desenvolvido, assegurando que poderá gerar os resultados tendo em conta as restrições de tempo e recursos estabelecidos.
  • Assegurar que o produto software desenvolvido respeita os níveis necessários para as caraterísticas de segurança (confidencialidade, integridade, autenticidade, não-repúdio, etc.).
  • Comprovar que o produto desenvolvido poderá ser posto em produção sem pôr em compromisso o resto de sistemas e mantendo a compatibilidade com as interfaces necessárias.

​A certificação da qualidade do produto software com ISO/IEC 25000 está diretamente relacionada com as maturidade dos processos de desenvolvimento do software (ISO/IEC 33000- SPICE). Assim, ambas as certificações são complementares e fecham o ciclo da qualidade do software. Uma organização com ambas as certificações terá assegurada a qualidade dos seus processos de desenvolvimento e a qualidade do produto resultante.

Depois de superado o processo de auditoria, a organização obtém:

  • A Certificação AENOR de Conformidade do Produto Software, a respeito das caraterísticas de qualidade avaliada.
  • A licença de uso da marca AENOR Conform.
Marca AENOR Conform Adecuación Funcional

Marca AENOR Conform Adequação Funcional

​ 
Marca AENOR Conform Mantenibilidad Software

Marca AENOR Conform Manutenção Software

A AENOR começou com um projeto piloto de avaliação e certificação com empresas espanholas que desenvolvem software. Melhoria da produção e uma economia de custos de manutenção de quase 40% são as vantagens que se destacaram após esta experiência.

  • PRODUTO (Manutenção): Gestão documental BITDOC, versão 2.0. EMPRESA: Bitware S.L.
  • PRODUTO (Adequação Funcional): BITRRHH, versão 1.0. EMPRESA: Bitware S.L.
  • PRODUTO (Manutenção): Plataforma de Distribuição de Conteúdos Digitais, versão 2.1. EMPRESA: Enxenio S.L.
  • PRODUTO (Manutenção): Sistema de marcações para centros de saúde Citasalud, versão 3.0. EMPRESA: Sicaman S.L.
  • PRODUTO (Manutenção): MSH-Mobile, version 2.6.1. EMPRESA: SER&Practices s.r.l.
  • PRODUTO (Adequação Funcional): Medições Certificadas, versão 1.0. EMPRESA: Treconite, SL
  • PRODUTO (Adequação Funcional): Eleições Online. EMPRESA: ADA Sistemas, SL

Bitware obteve o Nível 5 em desenvolvimento de produtos software baseados em funcionalidade ISO 25000, sendo a primeira empresa em obter o certificado de Adequação Funcional.

  • Na página Web  www.iso25000.com pode consultar mais informação sobre a norma e processo de avaliação.