Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Riesgos y seguridad>Gestión de Emergencias ISO 22320
Gestão de Emergências ISO 22320
Certificación ISO 22320 de Gestión de emergencias

Gestão de Emergências ISO 22320

Preparados para agir

Quando ocorrem incidentes de grande dimensão dá-se maior destaque à importância de uma resposta eficaz. Um objetivo fundamental nos setores público e privado é minimizar o impacto das consequências provocadas por catástrofes naturais, incidentes involuntários ou deliberados, etc. e melhorar as suas capacidades para dar uma resposta apropriada às necessidades da população afetada.

Para poder responder de forma eficaz e coordenada aos vários riscos derivados destas emergências, é necessário contar com objetivos comuns e de consenso no momento de gerir a preparação e a ação perante estas situações.

A UNE-ISO 22320:2013 estipula as melhores práticas mundiais para estabelecer a ordem e o controlo organizacional de estruturas e procedimentos, tomada de decisões, rastreabilidade e gestão da informação.

As organizações que implementem uma Gestão de Emergências na sua organização segundo a UNE-ISO 22320, conseguem:

  • Desenvolver e melhorar as suas capacidades em qualquer tipo de respostas perante emergências de qualquer dimensão, seja um incidente, uma crise, interrupções da atividade ou um desastre.
  • Garantir que a informação é verídica e fiável dado que se estabelecem processos de gestão da informação e de dados.
  • Minimizar os desentendimentos ao estabelecer uma base de coordenação e cooperação entre as partes implicadas.
  • Gestão mais eficaz dos recursos partilhados.

É aplicável a qualquer organização (privada, pública, governamental ou sem fins lucrativos) que participam na preparação e na resposta face a incidentes no âmbito local, regional, nacional ou internacional.

A gestão de emergências pode ser efetuada a partir de duas abordagens, em função do campo de ação:

  • As organizações dedicadas profissionalmente a gerir situações de emergências no seu dia a dia: transporte sanitário, centros de coordenação de emergências, serviços sanitários, áreas de proteção civil, polícia, etc.
  • Qualquer organização responsável comprometida em dar uma resposta de forma eficiente e eficaz perante uma emergência que possa ocorrer na sua organização com o objetivo de minimizar o impacto do incidente e garantir a sua continuidade. Por exemplo, centros comerciais, centros industriais, etc.

A certificação da Gestão de Emergências segundo a norma UNE-ISO 22320 é perfeitamente compatível e integrável a outros sistemas de gestão dado que partilha com estas normas as ferramentas próprias dos sistemas de gestão tais como o planeamento, estabelecimento de objetivos e metas, medidas corretivas , etc. adicionando uma perspetiva completa ao nível do planeamento e uma resposta perante incidentes que outros sistemas de gestão tradicional não cobrem.

Após superar o processo de auditoria, a organização obtém:

  • O Certificado de Gestão de Emergências.
  • A licença de utilização da Marca AENOR Gestão de Emergências de acordo com a UNE-ISO 22320.
Marca AENOR Gestión de Emergencias UNE-ISO 22320

Marca AENOR Gestão de Emergências 
UNE-ISO 22320

A AENOR inicia a certificação em Gestão de Emergências em 2013. A TRANSINSA, empresa de transporte sanitário no Principado das Astúrias, foi a primeira companhia a receber o certificado de Gestão de Emergências emitido pela AENOR. No início de 2017, cerca de vinte organizações obtiveram com sucesso a certificação AENOR em Gestão de Emergências.