Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Riscos e segurança>Gestión de Emergencias ISO 22320
Gestão de Emergências ISO 22320

Gestão de Emergências ISO 22320

Preparados para agir

Quando ocorrem incidentes de grande dimensão dá-se maior destaque à importância de uma resposta eficaz. Um objetivo fundamental nos setores público e privado é minimizar o impacto das consequências provocadas por catástrofes naturais, incidentes involuntários ou deliberados, etc. e melhorar as suas capacidades para dar uma resposta apropriada às necessidades da população afetada.

Para poder responder de forma eficaz e coordenada aos vários riscos derivados destas emergências, é necessário contar com objetivos comuns e de consenso no momento de gerir a preparação e a ação perante estas situações.

A UNE-ISO 22320:2013 estipula as melhores práticas mundiais para estabelecer a ordem e o controlo organizacional de estruturas e procedimentos, tomada de decisões, rastreabilidade e gestão da informação.

As organizações que implementem uma Gestão de Emergências na sua organização segundo a UNE-ISO 22320, conseguem:

  • Desenvolver e melhorar as suas capacidades em qualquer tipo de respostas perante emergências de qualquer dimensão, seja um incidente, uma crise, interrupções da atividade ou um desastre.
  • Garantir que a informação é verídica e fiável dado que se estabelecem processos de gestão da informação e de dados.
  • Minimizar os desentendimentos ao estabelecer uma base de coordenação e cooperação entre as partes implicadas.
  • Gestão mais eficaz dos recursos partilhados.

É aplicável a qualquer organização (privada, pública, governamental ou sem fins lucrativos) que participam na preparação e na resposta face a incidentes no âmbito local, regional, nacional ou internacional.

A gestão de emergências pode ser efetuada a partir de duas abordagens, em função do campo de ação:

  • As organizações dedicadas profissionalmente a gerir situações de emergências no seu dia a dia: transporte sanitário, centros de coordenação de emergências, serviços sanitários, áreas de proteção civil, polícia, etc.
  • Qualquer organização responsável comprometida em dar uma resposta de forma eficiente e eficaz perante uma emergência que possa ocorrer na sua organização com o objetivo de minimizar o impacto do incidente e garantir a sua continuidade. Por exemplo, centros comerciais, centros industriais, etc.

A certificação da Gestão de Emergências segundo a norma UNE-ISO 22320 é perfeitamente compatível e integrável a outros sistemas de gestão dado que partilha com estas normas as ferramentas próprias dos sistemas de gestão tais como o planeamento, estabelecimento de objetivos e metas, medidas corretivas , etc. adicionando uma perspetiva completa ao nível do planeamento e uma resposta perante incidentes que outros sistemas de gestão tradicional não cobrem.

Após superar o processo de auditoria, a organização obtém:

  • O Certificado de Gestão de Emergências.
  • A licença de utilização da Marca AENOR Gestão de Emergências de acordo com a UNE-ISO 22320.
Marca AENOR Gestión de Emergencias UNE-ISO 22320

Marca AENOR Gestão de Emergências UNE-ISO 22320

A AENOR inicia a certificação em Gestão de Emergências em 2013. A TRANSINSA, empresa de transporte sanitário no Principado das Astúrias, foi a primeira companhia a receber o certificado de Gestão de Emergências emitido pela AENOR. No início de 2017, cerca de vinte organizações obtiveram com sucesso a certificação AENOR em Gestão de Emergências.