Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Riscos e segurança>Certificação dos Protocolos face à COVID-19
Certificação dos Protocolos face à COVID-19
PROCESOS_COVID_19

Certificação dos Protocolos face à COVID-19

 
Responsabilidad social De los pájaros y flores a la gestión

Plataforma de confiança “Vencer a COVID-19” com a certificação ISO/PAS 45005 e com os Protocolos face à COVID-19

A recente publicação da norma ISO/PAS 45005  "Gestão da saúde e da segurança no trabalho. Diretrizes gerais para trabalhar de forma segura durante a pandemia pela COVID-19", pressupõe tanto uma validação do trabalho previamente realizado na certificação da AENOR de Protocolos face à COVID-19, como uma oportunidade para as organizações demonstrarem, agora com reforço de uma norma de carácter internacional, o seu compromisso com a segurança na gestão da sua atividade.

ISO/PAS 45005 aprofunda e detalha as medidas a tomar em requisitos já verificados na certificação de protocolos face à Covid-19, amplia o âmbito a novos requisitos (liderança, participação e consulta, saúde e bem-estar psicológicos, inclusão, compromisso com a melhoria), e a questões de segurança, transversais e básicas para as organizações, e que se incluem entre as medidas a tomar no âmbito da pandemia.

Este conjunto de diretrizes baseia-se no ciclo Planificar-Fazer-Verificar-Atuar (PDCA), pelo que a sua implantação e certificação poderá alinhar-se com outros sistemas de gestão e facilitar a coordenação de recursos e esforços relevantes na gestão da Covid-19.

Assim, a ISO/PAS 45005 converte-se no complemento necessário da atual certificação de protocolos face à COVID-19 da AENOR.

Links relacionados :

  • Norma: ISO/PAS 45005  Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho. Diretrizes para trabalhar de forma segura durante a pandemia
  • Curso: ISO/PAS 45005 - Diretrizes gerais para um trabalho seguro durante a pandemia COVID-19
iSO/PAS 45005

Esta é uma certificação perfeitamente integrável com outros sistemas de gestão e, em especial, com a ISO 45001, dada a direta relação com a gestão da Prevenção e Saúde no Trabalho, com a ISO 31001 de Gestão de riscos e com a ISO 22301 de Gestão da Continuidade de Negócio.

É possível realizar auditorias integradas com base em tais certificações.

Adicionalmente, a AENOR oferece a possibilidade de realizar análises de laboratório para certificar a limpeza e a desinfeção de superfícies tanto para a COVID-19 como para outros microrganismos como aeróbios e enterobactérias.

Uma vez superado o processo de avaliação, se as medidas adotadas estão em linha com a guia de diretrizes estabelecidas, a organização obtém

  • Relatório de auditoria do Protocolo de Medidas adotadas pela organização face à COVID-19.
  • Relatório de auditoria do Protocolo de Medidas adotadas pela organização face à COVID-19
  • Certificados AENOR dos Protocolos face à COVID-19 e/ou de Segurança e Saúde face à COVID-19 no trabalho segundo a ISO/PAS 45005
  • Licença de uso das Marcas AENOR do Protocolo face à COVID-19 e/ou de Segurança e Saúde face à COVID-19 no trabalho segundo a ISO/PAS 45005

 
Responsabilidad social De los pájaros y flores a la gestión






  16
    10:00

Novas diretrizes ISO/PAS 45005 para um trabalho seguro

MarçoWEBINAR