Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Riscos e segurança>Certificação dos Protocolos face à COVID-19
Certificação dos Protocolos face à COVID-19
Certificação dos Protocolos face à COVID-19

Certificação dos Protocolos face à COVID-19

Protocolos de aplicação de medidas face ao coronavírus 

A AENOR potenciou diversas linhas de ação para reforçar a capacidade de resposta do nosso país à crise provocada pela COVID-19. A evidência da adequada aplicação de boas práticas na gestão do coronavírus é a chave para transmitir a trabalhadores, clientes e consumidores as garantias necessárias para gerar confiança. Neste sentido, a AENOR desenvolveu um processo de certificação dos protocolos e medidas implementados pelas organizações, colaborando no processo de regresso à normalidade, no controlo da situação do dia-a-dia e acrescentando valor nos processos de continuidade do negócio.

Desta forma, a AENOR apoia as boas práticas na gestão dos riscos derivados da COVID-19 nas instalações e serviços, como podem ser estações e meios de transporte, centros comerciais, hipermercados e supermercados, atividades com venda ao público ou centros industriais.

As instalações e serviços que se submetam à auditoria da AENOR terão a segurança de estar a aplicar protocolos adequados e, além do mais, poderão demonstrar perante os clientes, colaboradores e público em geral o seu compromisso para evitar a propagação da COVID-19.

Esta é uma certificação perfeitamente integrável com outros sistemas de gestão e, em especial, com a ISO 45001, dada a direta relação com a gestão da Prevenção e Saúde no Trabalho, com a ISO 31001 de Gestão de riscos e com a ISO 22301 de Gestão da Continuidade de Negócio.

Sendo a relação destas normas tão importante, é possível realizar auditorias integradas com base nestas certificações.

Adicionalmente, a AENOR oferece a possibilidade de realizar análises de laboratório para certificar a limpeza e desinfeção tanto para a COVID-19 como para outros microrganismos como aeróbios e enterobactérias.


Uma vez superado o processo de avaliação, se as medidas adotadas estão em conformidade com o processo de diretrizes estabelecido, a organização obtém:

  • Relatório de auditoria do Protocolo de Medidas adotadas pela organização face à COVID-19
  • Certificado AENOR de Protocolos face à COVID-19
  • Licença de uso da Marca AENOR do Protocolo face à COVID-19

Marca AENOR do Protocolo face à COVID-19