Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Medio ambiente>Residuo cero
Resíduo Zero
Hacia residuo cero

Resíduo Zero

Gerir adequadamente os resíduos

A geração de resíduos é um dos desafios ambientais mais complicados que enfrenta atualmente a sociedade. Devido ao desenvolvimento da mesma, o volume de geração de resíduos à escala global sofre um aumento contínuo. O abandono ou a gestão inadequada dos resíduos produz impactos notáveis nos meios recetores e pode provocar contaminação na água, no solo, no ar, contribuir para a alteração climática e afetar os ecossistemas e a saúde humana. Por outro lado, quando os resíduos se gerarem de forma adequada, podem converter-se em recursos que contribuam para a economia de matérias primas e garantam a sustentabilidade económica, com um efeito positivo sobre a conservação dos recursos naturais e os ecossistemas.

O modelo da ECONOMIA CIRCULAR pretende inverter a pirâmide atual da gestão de resíduos, maximizando as ações de prevenção e valorização de resíduos (reutilização, reciclagem ou valorização energética). A certificação Resíduo Zero enquadra-se na linha de ações da OCDE, PNUMA, G20, PEMAR, União Europeia e Espanha no que diz respeito à Economia Circular.

O certificado da AENOR Resíduo Zero reconhece as organizações que valorizam as distintas frações de resíduos que geram, dentro do âmbito definido, evitando que tenham como destino final a eliminação em lixeira.

Este esquema não implica a não geração de resíduos, mas sim uma gestão organizada dos mesmos que permita reduzir a sua geração, prepará-los para serem reutilizados e/ou transformar o resíduo em matérias primas, reintroduzindo-as na cadeia de valor.

 

Depois de superado o processo de verificação, a organização obtém um relatório de verificação, que inclui os desvios, observações e oportunidades de melhoria que sejam resultado do processo. Além disso, em caso de resultado satisfatório, o cliente obtém a marca Resíduo Zero, junto com a Declaração de verificação em que se indica a percentagem de valorização de cada fração de resíduo incluída no âmbito.

Entre os benefícios deste esquema de certificação, há que destacar a otimização dos processos de gestão de resíduos, diminuindo os custos de gestão dos mesmos e obtendo um investimento extra pela gestão destes materiais. Além disso, para empresas certificadas com a ISO 14001, contribui com um valor acrescentado de ação concreta em matéria de resíduos.

Hacia Residuo Cero

Resíduo Zero​

Os primeiros certificados de resíduo zero da AENOR foram concedidos a empresas do setor Retail, Agroalimentar e na indústria da automação.