Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Meio ambiente>Residuo cero
Certificação Zero Resíduos

Certificação Zero Resíduos

A geração de resíduos é um dos desafios ambientais mais complicados que enfrenta atualmente a sociedade. Por este motivo, o Certificado Zero Resíduos da AENOR certifica que as organizações recuperam as suas frações de resíduos, evitando que sejam enviadas para aterro.

A importância da gestão de resíduos

O abandono ou a gestão inadequada dos resíduos tem impactos negativos no ambiente, causando poluição da água, do solo e do ar, afetando os ecossistemas e a saúde humana.

Dar prioridade à prevenção e à redução, bem como a uma boa gestão, permite minimizar os resíduos e convertê-los em recursos que contribuem para a poupança de matérias-primas. Isto tem um efeito positivo na conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, bem como na sustentabilidade da nossa atividade.

Requisitos para a certificação com base na Economia Circular

O modelo de Economia Circular visa inverter a atual pirâmide de gestão de resíduos, maximizando as ações de prevenção e valorização de resíduos (redução, reutilização, reciclagem e recuperação de energia).

A certificação AENOR Zero Resíduos está em linha com as ações da OCDE, PNUMA (Agenda 2030), G20, União Europeia e Espanha, em relação à Economia Circular.

Os requisitos deste esquema de certificação estão em linha com as ações internacionais relativas à Economia Circular, juntamente com outros certificados como o Ecodesign, o Fim do Estatuto de Resíduo ou a Pegada Hídrica, entre outros.

Este regime não implica a não produção de resíduos, mas sim uma gestão organizada para reduzir a produção de resíduos, prepará-los para reutilização e/ou transformá-los em matérias-primas, reintroduzindo-os na cadeia de valor.

Prestações e beneficiários

Os benefícios deste sistema de certificação incluem a otimização dos processos de gestão de resíduos, a redução dos custos de gestão de resíduos e a obtenção de receitas adicionais com a gestão destes materiais. Além disso, para as empresas com certificação ISO 14001, traz um valor acrescentado de ações concretas em matéria de resíduos.

Esta certificação permite às organizações:

  • otimização dos processos de gestão de resíduos.
  • benefícios económicos: O custo da gestão de resíduos pode ser reduzido através da redução dos resíduos e, ao mesmo tempo, podem ser obtidas receitas adicionais com a gestão destes materiais em vez da sua eliminação como resíduos.
  • contribuir para a promoção da Economia Circular, permitindo às organizações antecipar as disposições legais a serem promulgadas neste domínio.
  • para as empresas com certificação ISO 14001, traz um valor acrescentado de ações concretas em matéria de resíduos.


Depois de concluído o processo de verificação, a organização obtém um relatório de confirmação, que inclui os desvios, observações e oportunidades de melhoria resultantes do processo. Além disso, em caso de resultado satisfatório, o cliente obtém a marca Zero Resíduos, juntamente com a Declaração de Verificação que indica a percentagem de recuperação de cada fração de resíduos incluída no âmbito.

Depois de superado o processo de auditoria, a organização obtém:

  • Certificado AENOR Zero Resíduos
  • Licença de utilização do selo AENOR Zero Resíduos
Hacia Residuo Cero

Os primeiros certificados AENOR de resíduos zero foram atribuídos a empresas dos sectores da Distribuição, Agroalimentar e Automóvel.