Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificación>I+D+i>Certificación de Proyectos de I+D+i
NP 4457 Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação
Prototipos de muestrarios

NP 4457 Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

A Norma Portuguesa 4457 de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação pretende estabelecer um referencial normativo que contribua para que as organizações melhorem o seu desempenho, com enfâse no seu sistema de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação, como método fundamental de criar conhecimento e de o transformar em riqueza económica e social.

Na Norma NP 4457 estão definidos os requisitos de um sistema eficaz de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação, permitindo que as organizações que o adotem definam uma política de IDI e alcancem os seus objetivos de inovação. A norma NP 4457 baseia-se num modelo de inovação, suportado por interfaces e interações entre o conhecimento científico e tecnológico, o conhecimento sobre a organização e o seu funcionamento, e o mercado ou a sociedade em geral. 

A Norma pode ser utilizada por qualquer tipo de organização na gestão dos seus processos de inovação. A inovação é entendida na sua acepção mais abrangente, de acordo com o Manual de Oslo da OCDE (2005), incluindo novos produtos (bens ou serviços), processos, novos métodos de marketing ou organizacionais. Embora a tecnologia seja um dos resultados fundamentais da investigação e desenvolvimento, a Norma não se restringe a essa área, ou seja, destina-se igualmente a organizações que pretendam inovar não só no plano tecnológico, mas também noutros domínios.