Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Edificación y obra civil>Avaliações voluntárias do OCT
Avaliações voluntárias do OCT

Avaliações voluntárias do OCT

A AENOR, dando resposta à Associação de empresas de controlo de qualidade e controlo técnico independentes (AECCTI), avalia a concorrência técnica, independência, a experiência e os meios disponíveis dos Organismos de Controlo Técnico (OCT) que o peçam voluntariamente.

O resultado desta avaliação, de caráter anual, é um relatório técnico sobre a capacidade de ação do Organismo de Controlo Técnico no âmbito dos seguros de danos previstos na Lei 38/1999 de Ordenação da Edificação e que lhe poderá servir como carta de apresentação para promotores e companhias de seguros.

Neste sentido, a AENOR desenvolveu um esquema que estabelece os critérios mínimos que deverão implementar as organizações que desenvolvem a sua atividade na avaliação do risco técnico do processo construtivo.

O OCT poderá optar por uma das duas modalidades de avaliação seguintes:

- Relatório da situação, onde só é recolhida a informação verificada na visita, sem avaliar os aspetos comprovados.

- Auditoria de avaliação, onde é efetuada uma análise da informação encontrada, e são indicadas as evidências do atestado da conformidade ou os desvios em relação à mesma, se for o caso.


​Esta certificação é perfeitamente integrável com o esquema de certificação​ISO 9001.

​A Construção é um setor estratégico para a AENOR. A oferta global de serviços para esta indústria está dirigida para organizações de todos os setores que intervêm na construção:

  • Extração de áridos.
  • Fabricação de produtos de construção.
  • Serviços técnicos de arquitetura e engenharia.
  • Construção de obras, tanto de edificação para utilização residencial e serviços de engenharia civil, entre as quais se destacam obras hidráulicas, infraestruturas para o transporte, como autoestradas, estradas, aeroportos, vias ferroviárias, etc.
  • Empresas concessionárias de Infraestruturas.
  • Instalações e acabamentos em edifícios e obras.
  • Atividades imobiliárias.
  • Promoção de habitações.