O desperdício alimentar é um problema global que atravessa todos os sectores da sociedade atual e que, para além das suas consequências ambientais, sociais e económicas, tem uma forte componente ética, uma vez que 9% da população mundial sofre de fome.
Por conseguinte, as organizações e os intervenientes na cadeia agroalimentar têm de realçar o valor dos programas que desenvolvem para prevenir e reduzir o desperdício alimentar.
A certificação Zero Desperdício Alimentar da AENOR reconhece as organizações que dão prioridade a uma boa gestão preventiva e à recuperação dos excedentes não aproveitáveis para consumo humano, dentro do âmbito definido, evitando a sua deposição em aterro.
Gestão de recursos para evitar o desperdício de alimentos
Em resposta a esta necessidade, no âmbito da sua plataforma de confiança "Luta contra o Desperdício Alimentar", a AENOR oferece a solução de Certificação Zero Desperdício Alimentar, que ajudará as organizações a:
-
Transmitir confiança aos clientes e consumidores sobre o seu empenhamento e gestão dos resíduos alimentares através de uma marca reconhecida, como a marca AENOR.
-
Quantificar os resíduos, estabelecer objetivos concretos para a prevenção e minimização de resíduos e avaliar a eficácia da gestão de resíduos.
-
Aumentar a eficiência do seu sistema de produção e melhore os custos.
-
Alinhar os seus objetivos com as estratégias europeias de economia circular.
- Entre os aspetos avaliados pela AENOR estão a prevenção e a quantificação do desperdício alimentar, a gestão eficiente dos resíduos e o compromisso com a melhoria contínua.
Este selo distingue a eficácia das medidas implementadas pelas organizações para contribuir para a redução do desperdício alimentar.
Como obter a certificação "Zero Desperdício"?
Entre os aspetos avaliados pela AENOR estão todas as ações que uma organização realiza para evitar a geração de excedentes e, quando estes são produzidos, avalia-se a sua quantificação e gestão para minimizar os alimentos que podem acabar destinados à eliminação, assim como a gestão eficiente dos resíduos e o compromisso com a melhoria contínua.
Este selo distingue a eficácia das medidas implementadas pelas organizações para combater o desperdício alimentar.