Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Administração pública>UNE 37120 Desarrollo sostenible en las ciudades
UNE 37120 Desenvolvimento sustentável nas cidades

UNE 37120 Desenvolvimento sustentável nas cidades

Soluções em certificação para as Smart cities: Indicadores para os serviços e qualidade nas cidades

A avaliação da conformidade da ISO 37120 de Desenvolvimento sustentado nas cidades, apresenta-se como uma ferramenta de benchmarking essencial para os territórios dado que estabelece uma série de indicadores de cidade para a sua transformação em Smart City, em relação a questões essenciais como a da governação, a económica, educativa, energética, meio ambiental, resíduos, finanças, etc.

A norma UNE 37120 aplica-se a qualquer cidade, município ou Administração local que leve a cabo uma medição do seu desempenho de uma forma comparativa e verificável, independentemente do seu tamanho e localização.

A avaliação da conformidade da ISO 37120 de Desenvolvimento sustentado nas cidades, faz parte de um grupo de ferramentas fundamentais desenvolvidas por especialistas em Inteligência em Territórios e Cidades, que contribuem para impulsionar os Territórios Inteligentes.

O conceito de Território Inteligente consolida-se como um dos elementos básicos das estratégias de inovação dos territórios, sendo uma prioridade nas estratégias da União Europeia no âmbito do Horizonte 2020. A Espanha posicionar-se-á como um país líder em inovação em relação aos territórios inteligentes, devido ao estabelecimento de enquadramentos de referência para o desenvolvimento da gestão dos territórios Smart, estruturando-se em torno das normas criadas no CTN 178 das Smart Cities, sendo este um ponto fundamental a considerar para atrair investimentos privados para os territórios, criar emprego e aumentar o PIB, a produtividade e a qualidade de vida.

A transformação dos territórios em inteligentes repercutirá no modelo de gestão das cidades em diversas áreas como as relacionadas com a transparência, a transformação digital, a mobilidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento económico dos territórios, etc. Neste sentido, para um desenho correto das políticas públicas, é necessário efetuar uma antecipação dos problemas, pelo que a inovação deve funcionar como eixo transversal para proporcionar de novo soluções aos serviços públicos e aos serviços tradicionais.

A AENOR, através das avaliações da conformidade específicas para este âmbito, contribui para a estratégia de cidades e territórios inteligentes, ajudando a avaliar o grau de implementação daquelas medidas e ações que as identificam e caracterizam. 

 

Algunas de las normas más relevantes son: 

  • UNE 178303 de Open data.
  • Destinos Turísticos Inteligentes, de acordo com as normas  UNE 178501 e UNE 178502,
  • A avaliação das normas UNE 178201 e 178202, que estabelecem os atributos e requisitos para que uma cidade possa ser considerada como Cidade Inteligente.
  • A norma UNE 178303 de Gestão de Ativos da Cidade.
  • Também de grande importância para os territórios e cidades inteligentes, o desenvolvimento e avanço noutras normas como a UNE 178402 de Portos inteligentes e a UNE 178101 de Infraestruturas, entre outras.