Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Responsabilidade social>Certificação da contribuição empresarial aos ODS
Certificação da contribuição empresarial aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

Certificação da contribuição empresarial aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

​Certificação da contribuição da estratégia empresarial aos ODS

Desde 2015, a Organização das Nações Unidas propõe desenvolver um marco de referência ambicioso: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa maneira, este organismo considera que as empresas são um agente fundamental para a consecução dos ODS. Por este motivo, é necessário que sejam incoporados na estratégia empresarial pelas organizações. Por outro lado, os agentes implicados na recuperação da crise ocasionada pelo COVID-19 ressaltam que os ODS proporcionam o marco para isso.

Há várias resenhas que mencionam os ODS. Esse é o caso de Lei de Informação de Não Financeira, que várias empresas devem usar como referência obrigatória de relatório.

AENOR desenvolveu um modelo de certificação que ajuda as empresas analisar e certificar a contribuição da sua estratégia de sustentabilidade aos ODS.

Modelo AENOR de certificação da contribuição da estratégia de sustentabilidade aos ODS 

AENOR propõe um modelo de certificação cujo objetivo é cobrir todos os aspetos destacados, gerando confiança a terceiros e distinguindo a contribuição empresarial aos ODS. Para certificar a contribuição aos ODS, o Modelo AENOR cobre o referendo de que a estratégia de uma companhia incorpora a sustentabilidade e está alinhado com os ODS relevantes para o core do seu negócio.

O desenvolvimento deste modelo é traduzido em três importantes benefícios:

  1. Dispor de um esquema de certificação para a gestão da sustentabilidade de forma global alinhada com uma referência internacional comumente aceitada.
  2. Transferir este compromisso às partes interessadas.
  3. Compatibilizar este modelo com outros relatórios, sejam voluntários ou regulamentares. Por exemplo, com o relatório de informação não financeira ou com Global Reporting Iniciative (GRI), entre outros.

O nosso objetivo é o desenvolvimento de um modelo de certificação que fomente a contribuição empresarial aos ODS , sendo aplicável para todo tipo de organizações e setores e cuja finalidade seja dar resposta à necessidade dos diferentes grupos de interesse. Este modelo afiança o seu compromisso em relação à Agenda 2030, sob as diretrizes das Nações Unidas. 

​VINF (Verificação da Informação Não Financeira), GRI (Global Reporting Initiative) e SR10 (Modelo AENOR de Responsabilidade Social).

Após a verificação da informação existente com base nos requisitos do Modelo AENOR, a organização obtém:

  • o Certificado AENOR em ODS para ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS.
  • A licença de uso da marca ESTRATÉGIA SUSTENTÁVEL (ODS), da AENOR.