Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>Meio ambiente>Certificação da Estratégia de Economia Circular
Certificação da Estratégia e Projetos de Economia Circular

Certificação da Estratégia e Projetos de Economia Circular

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬


Gerindo a Economia Circular

Estratégia Empresarial de Economia Circular

Diante dos desafios que surgem às empresas para decidir que âmbitos da economia circular são os prioritários para cada uma, na AENOR desenvolvemos o Modelo de Gestão da Estratégia de Economia Circular, que faculta às organizações uma referência de certificação para determinar a relevância dos aspetos sobre economia circular a abordar, permitindo assim iniciar o processo, e determinar para que princípios internacionais de economia circular  se está a contribuir.

Desde o ano de 2015, a AENOR desenvolve diferentes soluções de certificação que ajudam as organizações a iniciar ações concretas, tanto no âmbito da prevenção/inovação, como no  âmbito da gestão dos recursos.

As administrações e outros agentes sociais lançaram uma mensagem importante, na qual se transmite que, para a obtenção de fundos para a recuperação pós-covid dever-se-á demonstrar que incorporaram critérios de sustentabilidade nas estratégias empresariais e/ou nos produtos e serviços prestados, tais como a neutralidade do carbono e, em particular, a Economia Circular.

Modelo AENOR de certificação da Estratégia de Economia Circular

Os pilares do modelo são os seguintes:

  • Modelo baseado na gestão empresarial, segundo a premissa de melhoria contínua;
  • Identifica prioridades, com informação interna e dos stakeholders;
  • Decide as ações a realizar;
  • Estabelece como estas ações contribuem para os princípios da Economia Circular;
  • Demonstra, com a Declaração de Verificação, que tais ações e resultados cumprem com estes princípios.

Projetos ou Modelos de negócio de Economia Circular  

Cada vez, com mais frequência encontramos diferentes agentes que se organizam para um mesmo fim no marco dos compromissos da economia circular. Por exemplo, o resíduo plástico da cadeia de supermercados que é reciclado por um gestor e posteriormente colocado à disposição do consumidor como um saco elaborado por um fabricante a partir desse material recuperado.

Esta certificação põe em valor a execução real e efetiva destes projetos empresariais ou novos modelos de negócio conjuntos, assim como os objetivos alcançados. É aplicável a todo o tipo de projetos que uma organização execute, de qualquer tamanho e atividade, e que gira os distintos recursos (matérias-primas, resíduos, água ou energia) no marco dos seus compromissos circulares.  

Âmbito da prevenção/inovação:

ISO 14001Ecodesenho ISO 14006Declarações ambientais de produto (DAP)Esquema OCSResíduo ZeroFim da condição de resíduoPegada hídricaGestão energética ISO 50001, Conteúdo de matéria-prima de origem reciclada ou Rastreabilidade de plástico reciclado.

Âmbito da gestão de recursos:

Modelo AENOR Resíduo Zero, Fim da Condição de Resíduo, Pegada Hídrica, Gestão Energética ISO 50001,  Conteúdo de matéria-prima de origem reciclada ou Rastreabilidade de plástico reciclado.

Depois da verificação da informação existente com base nos requisitos do Modelo AENOR a organização obtém:

  • A declaração da verificação que reflete as ações concretas realizadas;
  • O certificado de conformidade AENOR de ESTRATÉGIA 100% CIRCULAR;
  • A licença de uso da marca ESTRATÉGIA 100% CIRCULAR da AENOR.




Central Leiteira Asturiana obteve o certificado de Estratégia de Economia Circular que reconhece a sua gestão neste âmbito.

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬