Ao contrário de outros esquemas de bem-estar animal, as auditorias baseiam-se na observação direta do próprio animal, mediante a avaliação de quatro princípios: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado. Dentro destes princípios, identificam-se 12 critérios de bem-estar animal diferentes, mas complementares entre si.
"A Certificação WelfairTM é uma importante conquista para o Grupo CAC, pois valida os nossos esforços em assegurar o mais alto nível de bem-estar animal nas nossas explorações", assevera Manuel Sobreiro, presidente do Grupo CAC.
Fundado em 1986, o grupo CAC é líder do sector dos ovos no mercado português, detendo 40% de quota no mercado total, e 60% no mercado de produção de ovos de galinhas criadas ao ar livre. Com um efetivo de dois milhões e duzentas e cinquenta mil galinhas poedeiras, distribuídas por 44 explorações em todo o território nacional, o Grupo CAC classifica e embala anualmente mais de 600 milhões de ovos, que resultam de quatro sistemas produtivos – gaiola, solo, ar livre e biológico.
Na fotografia (da esquerda para a direita): Lina Sá Pinto, Diretora Geral da AENOR em Portugal; Manuel Sobreiro, Administrador Grupo C.A.C; Rui Crespo, administrador grupo C.A.C.