Saltar navegación principal
Estás em: Home>Certificação>I+D+i>Sistemas de Vigilancia e Inteligencia UNE 166006
Sistemas de Gestão de I+D+i UNE 166002
Gestión de la I+D+i

Sistemas de Gestão de I+D+i UNE 166002

Otimizar os processos de investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica, baseando-se em estruturas conhecidas de sistemas de gestão

Os Sistemas de Gestão da I+D+i permitem a empresas e organismos, independentemente do seu tamanho ou do setor económico a que pertençam, melhorar , de maneira sistemática, as suas atividades de I+D+i, sem espartilhá-las em regras fixas que limitem a imaginação e inteligência emocional dos investigadores, proporcionando dire trizes úteis para organizar e gerir eficazmente este tipo de atividades.

A norma UNE 166002 contém requisitos e diretrizes práticas para a formulação e o desenvolvimento de políticas de I+D+i, para o estabelecimento de objetivos em conformidade com as atividades, produtos e serviços específicos de cada organização, para a identificação de tecnologias emergentes ou novas tecnologias não aplicadas no seu setor, cuja assimilação e posterior transferência proporcionarão a base para gerar projetos, potencializar os seus produtos, processos ou serviços e melhorar a sua competitividade.

A Certificação do Sistema de Gestão da I+D+i permite às empresas:

  • Sistematizar as suas atividades de I+D+i e integrá-las na gestão geral da empresa.
  • Planear, organizar e controlar as unidades de I+D+i, bem como a carteira de produtos gerados.
  • Estabelecer a interação da I+D+i com outros departamentos ou divisões.
  • Demonstrar a transparência das atividades de I+D+i.
  • Contribuir com um valor acrescentado de confiança para a atividade de I+D+i da empresa, melhorando a sua imagem empresarial e a sua competitividade.
  • Compatibilidade com outros sistemas de gestão.

A norma UNE 166002 está destinada a todas as organizações que realizem atividades de I+D+i, independentemente do seu tamanho e atividade. Esta norma também pode ser usada como especificação de compra na contratação a terceiros.

Esta norma está alinhada com outras normas de sistemas de gestão, como a UNE-EN ISO 9001, com a finalidade de aumentar a compatibilidade com essas normas em benefício da comunidade de utilizadores.

Depois de superado o processo de Auditoria, se o sistema implantado se adequar aos requisitos da norma UNE 166002, a sua organização obtém:

  • A Certificação AENOR de Gestão de I+D+i.
  • A licença de uso da marca AENOR de Gestão de I+D+i.

Além disso, as organizações com sistemas de gestão certificados pela AENOR dispõem de acesso gratuito a AENORnet.

Marca AENOR de Gestión de I+D+i   UNE 166002

Marca AENOR de Gestão de I+D+i
UNE 166002

O esquema de certificação de Sistemas de Gestão de I+D+i da AENOR foi o primeiro esquema credenciado pelo ENAC em 2008. A AENOR concedeu mais de 600 certificados de Sistemas de Gestão da I+D+i a organizações prestigiadas, tanto públicas como privadas.